Qual é a origem do termo meme?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Cunhado em 1976 pelo biólogo britânico Richard Dawkins, o termo apareceu pela primeira vez no bestseller “O Gene Egoísta”, para definir elementos replicadores de comportamentos. Em significado, a palavrinha divertida de duas letras e duas sílabas está para a memética assim como o gene está para a genética.

O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo cultural dos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos.

Bora, Bill

Entre os memes, o mais procurado foi o cearense “Bora, Bill”. As imagens mostram o técnico amador de futebol Bill Morais à beira do campo enquanto o narrador grita repetidamente “Bora, Bill!

O uso de memes como algo do cotidiano começou lá pro final da década de 2000, mas memes da internet surgiram muito antes disso, a gente só não classificava como meme ainda. Com a popularização da internet nos anos 80, fóruns foram os lugares que os memes como conhecemos começaram a tomar forma.

A primeira tira de “O que queremos” surgiu em 2010 como parte de um artigo científico sobre comportamento social em redes sociais brasileiras. A arte usada é baseada na obra da escritora americana Allie Brosch.

Mene, Mene, Tequel, Parsim são as palavras que foram escritas sobrenaturalmente na parede do palácio babilônico durante a festa de Belsazar. O significado dessas palavras falava da derrocada de Belsazar e seu reinado na Babilônia diante do juízo divino sobre ele.

Descrição. Na sua forma mais básica, meme é tudo aquilo que os utilizadores da Internet repetem, simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase.

Trata-se de uma adição recente ao nosso léxico: “meme” é um trocadilho entre as palavras mimesis – que significa “imitação”, em grego – e “gene”, cunhada pelo biólogo britânico Richard Dawkins, no livro O Gene Egoísta, publicado em 1976.

Na linguagem técnica, o meme é uma forma rápida de condensar pensamentos, emoções e discursos, num conteúdo facilmente compartilhável. Para quem é da área de comunicação digital (especialmente), tornou -se uma potência criativa. Os conteúdos que fazem sucesso são ressignificados para diversos cenários.

O gênero textual meme é conceituado, por vezes, como um texto que abarca tanto a linguagem verbal quanto a não verbal, além de ser, como já explicitado, proveniente das redes sociais e da própria internet em si.

Os memes são piadas sobre uma situação, condição, pessoa, evento ou outros fatores culturais, ou sociais. Eles tendem a se tornar virais por meio da transmissão online quando são replicados, comunicados e compartilhados nas redes sociais.

O meme é um gênero discursivo multissemiótico em que várias linguagens dialogam, como gifs, vídeos, palavras, desenhos etc., e, de acordo com Guerra e Botta, “funciona como um indicador das opiniões da população” (2018, p. 1.861).

Oogachaka Baby é considerado o primeiro meme da internet. Trata-se de um vídeo de animação em 3D que mostra um bebê de fralda dançando ao som da música Hooked On a Feeling. Rapidamente, a música foi conhecida como Dancing Baby Song.

“De modo bem simples, o meme é um conteúdo que tem capacidade de ser reproduzido e modificado pelas pessoas. O meme nasce com o propósito de ser viralizado, de atingir o maior número de pessoas possível, adaptando-se de acordo com a vontade de quem compartilha.