Qual é a origem do termo contemporâneo?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Etimologia (origem da palavra contemporâneo). A palavra contemporâneo deriva do latim "contemporaneus, a, um", que significa algo que é do mesmo tempo.

A palavra contemporâneo geralmente designa pessoas ou coisas que viveram durante uma mesma época, mas transportando para o mundo das artes, a nomenclatura surge para designar uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo.

O que é Contemporâneo:
Contemporâneo faz referência também à época presente, o tempo atual e ao indivíduo do nosso tempo. Por exemplo: A música contemporânea é a música do nosso tempo. A arte contemporânea é a arte de nossa época.

Estilo Contemporâneo
Em resumo, é um movimento com mais liberdade de escolhas e de mistura de estilos. Afinal, ele segue as tendências que estão acontecendo nesse momento, o que lhe dá liberdade de experimentação, escolhas e mais toques pessoais.

A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

A queda da Bastilha é o acontecimento usado como marco para o início da Idade Contemporânea. Cronologicamente, a Idade Contemporânea iniciou-se com a queda da Bastilha, acontecimento que iniciou a Revolução Francesa, em 1789.

1800

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

As cinco principais características do mundo contemporâneo são: tecnologia, velocidade, desregulamentação, narcisismo e excesso. Ao longo do artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes cada uma dessas características e como elas se manifestam no cotidiano.

Na sociologia contemporânea, estudam-se as causas e consequências das transformações políticas, econômicas, culturais, sociais etc. Entre seus principais teóricos, estão Theodor W. Adorno, Zygmunt Bauman e Anthony Giddens.

Os estudos contemporâneos pesquisam as atualizações de conceitos, que se organizam mediante a produção de atualidades e vasculham uma (re)dimensão teórica e política, associada ao sistema flexível da linguagem.

Quando recorremos ao dicionário em busca de um significado para o adjetivo “contemporâneo” nos deparamos com definições como “aquilo que é do tempo atual”, ou ainda, “algo que viveu ou existiu na mesma época”.

O estilo clássico é marcado por tons pastéis e o contemporâneo já usa muita cor em diversas tonalidades então dá para brincar com essa mistura seja nas estampas, nas cores dos móveis ou das paredes. Muitas lojas já fazem uma releitura no móveis de estilo clássico com estampas contemporâneas e fica muito legal!

O estilo contemporâneo permite a criação de projetos arrojados que exploram diferentes tendências, como a mesa de jantar no estilo canto alemão e o uso de ilhas e balcões, ideais para reunir os amigos. O banheiro no estilo contemporâneo é marcado pelo uso de linhas retas, cores neutras e texturas bem acentuadas.