Qual é a origem do terço?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar as suas orações vocais. Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.

O que são terços católicos? O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.

O Rosário ou Terço deve ser rezado reverentemente, ou seja, rezá-lo, o quanto for possível, ajoelhado, com as mãos juntas com o Rosário entre elas.

Santa Matilde de Hackeborn

Ave Maria se tornou uma das orações mais famosas
Esta oração Mariana muito popular foi criada por Santa Matilde de Hackeborn, uma irmã beneditina que viveu entre 1240 e 1298.

Esta designação de “rosário” pode ter origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram isto a Maria, a Rainha do Céu e da Terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o terço.

Mas quando você quer focar em algum objetivo para realização, sugiro o uso de Terço e/ou do Japamala, ambos são considerados instrumentos sagrados para orações na religião católica e no hinduísmo (e budismo), respectivamente.

Rezar o terço é considerado um encontro, respeito ao pedido de Maria e conexão com a Mãe de Jesus. Em todos os lugares do mundo, homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas de diversas idades e origens cultivam a oração do terço e fazem dela um momento sagrado e compromisso.

A ação remete ao fato de devolvermos para Deus o que Dele veio. Rios e córregos carregam o mesmo simbolismo da terra, devolver para Deus o que Ele deu. Desta forma, também é uma maneira digna e respeitosa de descartar seu Terço ou Rosário.

Crucifixo: No crucifixo faremos o Sinal da Cruz e rezamos o Credo. Contas Maiores: São as "bolinhas" maiores do Terço, onde normalmente rezaremos o Pai Nosso. Contas Menores: São as "bolinhas" menores, onde rezaremos Ave Maria. Medalha: Está no centro do Terço, onde rezaremos a oração Salve Rainha.

O terço é um colar de contas utilizado como instrumento da prática católica para a reza de orações. Ele também representa a contemplação de determinadas passagens da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

O Rosário se organizou tendo como referência os 150 salmos. A cada salmo, corresponde uma Ave-Maria, em série de dez. A cada dezena, intercalou-se um fato da vida de Jesus, um “mistério”. Assim, três séries de cinco mistérios (três terços) cobrem as 150 Ave-Marias, divididas em 15 dezenas.

nossa catequese de hoje responde a seguinte pergunta. posso rezar o terço deitado. resposta. o terço pode ser rezado em qualquer posição.

O uso recorrente desse símbolo coloca o cristão sob a proteção do santo e assegura um poderoso auxílio contra o mal. Adquira já esse lindo terço de pulso com medalha de São Bento e expresse toda a sua fé e devoção.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

A sua primeira parte é tirada do Evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28b), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lc 1,42b).