Qual é a origem do sobrenome Pacheco?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Pacheco é um sobrenome ibérico com origem não esclarecida, provavelmente toponímica ou até mesmo procedente de um nome próprio ou de apelido.

Significado de Sobrenome
substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Ana Maria Silva - Silva é seu sobrenome, e Ana Maria o seu nome. Nome que se acrescenta ao nome próprio de alguém; apelido, alcunha.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

1) Silva. Em primeiro lugar, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome Silva, cujas origens derivam de Portugal.

Origem etimológica:Pacheco, antropónimo + -al.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Atitude, comportamento ou dito pomposo e medíocre que faz lembrar o personagem Pacheco, de Eça de Queirós (1845-1900); pachecada, pachequice. ETIMOLOGIA der do np Pacheco+ismo.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Então confira uma lista com os sites que podem te ajudar a montar sua árvore genealógica.

  1. FamilySearch. ...
  2. MyHeritage. ...
  3. Ancestry. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Geneanet. ...
  6. Genoom. ...
  7. Geni.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Mas não, é verdade mesmo. A nadadora azeri Maryam Sheikhalizadehkhanghah, de 17 anos, tem o sobrenome mais logo das Olimpíadas de Tóquio, com 22 letras, em uma confusão de vogais e consoantes que torna difícil até mesmo a pronúncia como palavra.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

O sobrenome Souza, também registrado como Sousa ou “de Souza”, tem origem portuguesa e nasceu no povoado de Gondomar, região metropolitana do Porto, onde fica o Rio Sousa. Esse rio, por sua vez, ganhou o nome Sousa por uma referência a “Saxa”, que em latim significa “pedras”.

Copiado; que se conseguiu transcrever, copiar: documento transcrito. Cópia; ação de transcrever, copiando o que foi escrito num lugar e passando para outro: não compreendeu o título do transcrito.