Qual é a origem do sobrenome Matos?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Toponímico português, o sobrenome tem origem na quinta de Matos, no concelho de Aregos, comarca de Lamego, onde viveu no século 12 dom Paio Viegas, pai de dom Hermigo Paes de Matos, o primeiro a adotar o apelido.

1. Terreno inculto em que crescem plantas agrestes. 2. Conjunto de plantas agrestes, abundantes em terrenos baldios.

No início, os sobrenomes foram criados como forma de diferenciar nomes repetidos. As culturas mais antigas utilizam um sistema patronímico, quando o sobrenome do filho faz alusão ao nome do pai.

Entre 1707 e 1709, João de Campos e Matos foi capitão-mor da capitania de São Vicente (São Paulo). O sobrenome foi adotado também por cristãos-novos, judeus convertidos à força no final do século 15. Em Portugal, o judeu Nuno Álvres de Matos foi denunciado em 1650.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Matos é o plural de mato. O mesmo que: matagais, sarças, silvados, silvedos.

Distribuição geográfica das 14.849 pessoas com o nome MATTOS em Geneanet.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

Ferreira é um topônimo de origem castelhana, da vila de Herrera, no reino de Castela, hoje Espanha. É provável que a região fosse local de extração de ferro ou ligado a algum ferreiro.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

O sobrenome Souza, também registrado como Sousa ou “de Souza”, tem origem portuguesa e nasceu no povoado de Gondomar, região metropolitana do Porto, onde fica o Rio Sousa. Esse rio, por sua vez, ganhou o nome Sousa por uma referência a “Saxa”, que em latim significa “pedras”.

Alves é um patronímico de origem portuguesa, derivado da abreviação de Álvares, “Alvz” ou “Alz”, ou seja, filho de Álvaro. A origem do prenome é controversa. Para alguns, tem influência árabe, vindo de al-barî, o perfeito, ou al-bâri, o brilhante.

Sobrenome ibérico de procedência religiosa (ou, em alguns casos, toponímica). A origem está em santa Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo – de santa Ana (ou santa Anna) surgiram as formas contraídas “Sant'Ana” e “Santana”, usadas por devotos da personagem bíblica.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Confira algumas:

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]