Qual é a origem do sagu?

Perguntado por: eveiga . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Embora atualmente seja um alimento popular no Brasil e em países africanos e asiáticos, o sagu tem a sua origem remetendo ao Rio Grande do Sul, quando indígenas o descobriram no início do século XX.

O Que é Sagu? O sagu é uma sobremesa brasileira, bastante popular nos estados da região do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. A sobremesa é elaborada com bolinhas de fécula de mandioca cozidas e vinho tinto, ou suco de uva tinto.

Sagu é uma fécula extraída do interior esponjoso de várias espécies de plantas, chamadas popularmente sagueiros ou saguzeiros, sendo utilizada como alimento básico em diferentes lugares no mundo.

Sagu com preço baixo está no Tenda Atacado!
Aqui, você pode comprar diretamente pela internet e retirar quando e onde for mais conveniente. Experimente esse novo jeito de comprar sagu Yoki no Tenda Atacado. Confira nosso catálogo on-line e compre agora mesmo.

A composição nutricional do sagu
Sem quantidades significativas de vitaminas ou minerais, pobre em gorduras e sem proteínas em sua composição, o valor nutricional de destaque do alimento é o seu teor de carboidratos. O ingrediente também não é classificado como uma boa fonte de fibras.

O sagu normalmente é feito a partir da farinha muito fina da mandioca, que se chama fécula, tornando-se um tipo de tapioca em grãos, podendo ser consumido por celíacos, por não conter glúten. No entanto, ele não contém fibras, sendo desaconselhado em casos de prisão de ventre e diabetes, por exemplo.

Sagu: origem
A extração ocorre no tronco dessas plantas e elas costumam crescer rapidamente nas planícies e pântanos de águas doces dos trópicos. Além disso, ele também pode ser retirado da mandioca, fazendo com que este produto seja considerado, por muitos, uma tapioca diferenciada.

Ganho de Energia: para atletas, esportistas e praticantes de atividades que demandam esforço físico; Redução dos níveis sanguíneos de Glicose e Colesterol: como Diabéticos e Dislipidêmicos, pois as fibras mucilaginosas “englobam” as moléculas de glicose e gorduras, reduzindo sua absorção.

Vale saber que esse processo, que contribui para um fácil e rápido cozimento do alimento, favorecendo a produção em massa, foi criado em Santa Catarina ainda no começo do século XX pelos irmãos Lorenz, descendentes de alemães.

A fécula é preparada a partir da mandioca limpa, ralada e molhada, formando uma goma úmida, que depois é peneirada até se transformar nas bolinhas, que são aquecidas e depois resfriadas.

O sagu é parecido com a tapioca granulada, exceto que seu processamento é um pouco diferente, para dar a ele seu característico aspecto perolado. O sagu ao vinho é um doce tradicional português.

Afinal, o que é sagu? Feito a partir de uma farinha fina de mandioca, o sagu é uma fécula que se assemelha à tapioca (só que vem em forma de grãos). Além de ser nutritivo e render ótimas receitas, o sagu é livre de glúten, sendo muito indicado para a dieta de celíacos.

O sagu em si não tem gosto nem cheiro, mas como é bastante permeável, presta-se a diversos usos, pois absorve bem os líquidos e as cores, sendo versátil na preparação de doces e salgados.

sagu

  1. [ Botânica ] Designação comum a várias palmeiras do género Metroxylon.
  2. Fruto dessas palmeiras.
  3. Fécula que se extrai da medula dessas palmeiras, usada como alimento. =
  4. Bebida espirituosa da Índia.

O sagu brasileiro é feito de fécula de mandioca, que por sua vez é um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção de farinha.