Qual e a origem do ritmo?

Perguntado por: acarvalho2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico. Entendemos com isso que o ritmo musical é um padrão organizado de uma sequência de sons e pausas musicais.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

A palavra ritmo é de origem grega rhythmos, e indica movimento regulado com tempos fortes e fracos, algo que flui, que apresenta cadência. Na dança o ritmo está entrelaçado ao tempo, elemento de estruturação fundamental para montagens coreográficas.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Melodia, ritmo e harmonia. Esses são os três elementos da música que formam o estilo.

A métrica define como o ritmo é sentido em termos de batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (geralmente colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.

Porém, de forma bastante simples, podemos afirmar que o ritmo é um padrão que organiza os sons. Uma música pode ser criada, por exemplo, com os estalos dos dedos ou com palmas, desde que seja criado um ritmo, ou seja, um padrão sonoro regulado no decorrer de um período de tempo.

Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos
O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

Ritmo é o andamento visual definido pela repetição de elementos em uma obra de arte ou arquitetura.

Inferiu-se no estudo que o ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças estruturadoras, logo ele auxilia no desenvolvimento de outras habilidades motoras.

A musicalidade na dança está diretamente atrelada ao ritmo, pois os movimentos devem seguir o que a música aponta. Se você observar com atenção esse aspecto, será capaz de aperfeiçoar seus movimentos com o objetivo de, depois de muito repetir, entregar uma performance cada vez mais conectada entre música e dança.

lundu

Não é possível definir exatamente as origens da música no país, afinal, os indígenas já tinham suas manifestações artísticas antes da colonização. Contudo, considera-se o lundu como o primeiro ritmo musical brasileiro, de origem africana e tradição popular.

Samba

Samba - história - Ritmo é o mais famoso do Brasil.

Através do Samba, Frevo, Baião, MPB, Sertanejo, Forró, Piseiro, Maracatu, Funk e vários outros ritmos, os brasileiros se divertem e conhecem artistas que representam e fomentam essa cultura no país.

Não teríamos tempo para mais nada de tantos processos que deveríamos organizar e fazer acontecer. Felizmente existem os ritmos do corpo humano que servem exatamente para isso: ciclo circadiano, ultradiano e infradiano.

Trata-se de um movimento controlado ou calculado que se produz pela ordenação de elementos diferentes. O ritmo pode definir-se como a combinação harmoniosa de sons, vozes ou palavras, incluindo as pausas, os silêncios e os cortes necessários para que soe de forma agradável para os sentidos.