Qual é a origem do Recôncavo Baiano?
O Recôncavo Baiano é uma região brasileira de enorme influência africana. Para ali foram trazidos milhares de escravos, sobretudo para trabalharem na produção de cana de açúcar.
O que significa o Recôncavo Baiano?
Nesses estudos o Recôncavo forma um semicírculo (com cerca de 10.500 Km2), abrangendo o norte de Salvador até Mata de São João e Alagoinhas; a área de solos massapês, localizada ao norte da Baía; as terras baixas de Maragogipe a Jaguaripe; e as regiões mais elevadas de Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus.
Como é formado o Recôncavo Baiano?
O Território do Recôncavo é composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São ...
O que significa o nome Recôncavo?
1 Cavidade funda; concavidade. 2 Cavidade ou espaço oco entre rochedos; antro, gruta. 3 Pequena baía; enseada.
Qual a importância histórica do Recôncavo Baiano?
O Recôncavo Baiano é uma região de relevante importância histórica, sobretudo como fonte para a realização de estudos turísticos, por se constituir em um amplo repositório da cultura de matriz africana no Brasil.
Quem habitava o Recôncavo Baiano?
Caboclos são pessoas oriundas da miscigenação entre os indígenas que habitavam o Brasil e os portugueses que invadiram o país desde o descobrimento. Os europeus, que se espalharam pelo país, tinham como ponto de chegada em solo nacional o estado da Bahia.
Quais são as tradições do Recôncavo Baiano?
Há registros da Festa da Boa Morte, do Bembé do Mercado, Encontro das Águas e Nego Fugido de Acupe, entre outros ritos e celebrações entre o sagrado e o profano que, ao longo do tempo, seguem se reinventando, sem deixar, no entanto, de preservar sua rica identidade.
Quais cidades compõem o Recôncavo Baiano?
Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Saubara, Var- zedo.
Qual a capital do Recôncavo Baiano?
Santo Antônio de Jesus
Santo Antônio de Jesus
O município é conhecido como a capital do recôncavo e é uma potência comercial durante o dia e um centro de badalação à noite.
Qual o tipo de canção que nasceu no Recôncavo Baiano?
Samba de roda é uma manifestação musical, coreográfica, poética e festiva de origem afro-brasileira, tradicional em todo o estado da Bahia, mas especialmente em Salvador e no Recôncavo Baiano.
Qual o nome da cidade do Recôncavo Baiano que foi invadida pelos portugueses?
Cachoeira (BA)
Uma escuna militar com 26 marinheiros portugueses estava fundeada no rio Paraguaçu, principal rota fluvial entre o Recôncavo baiano e a Baía de Todos os Santos, com os canhões apontados para a Vila de Cachoeira.
Quais os principais moradores do início do Recôncavo?
Habitavam o lugar índios tupiniquins, de índole pacífica, e os primeiros colonos, conforme sinaliza a história, começaram a chegar por volta dos anos 1557 a 1571, período em que Mem de Sá era o Governador Geral do Brasil.
Quais os principais produtos produzidos no Recôncavo Baiano?
A região do Recôncavo é grande produtora de cana-de-açúcar, fumo e alimentos. A nordeste, ao lado da pecuária, estão culturas de fumo (em retração), sisal e cítricos, e ainda de feijão, milho e mandioca.
Por que Baía de Todos os Santos?
Em 1° de novembro de 1501, uma expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio, chegava em nossas terras para mapeá-las. Os lusos, então, como era tradição na Igreja Católica, nomearam o acidente geográfico de acordo com o santo do dia, ou seja, o dia de Todos os Santos.
Onde fica a Bacia do Recôncavo?
11.000 km²
A Bacia do Recôncavo localiza-se na porção Leste do Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, perfaz uma área de aproximadamente 11.000 km² e apresenta uma orientação geral que segue o trend NE-SW.
Qual é a relação entre o Recôncavo Baiano e o Samba?
O reconhecimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano como Patrimônio Imaterial do Brasil, serviu para o fortalecimento, empoderamento e valorização de suas comunidades detentoras e do povo afrodescendente, pois sua existência se liga às raízes e ancestralidade desses grupos.
Quais as cidades economicamente mais desenvolvida no Recôncavo?
A entrada do Recôncavo Baiano (no mapa, identificada como recôncavo sul) é uma região econômica de 33 municípios liderados por Santo Antônio de Jesus, que tem o maior PIB entre essas cidades. Depois de Santo Antônio de Jesus, os maiores PIBs municipais da região são de: Maragogipe e São Félix.
Quais as cidades do Recôncavo participaram da Independência da Bahia?
Cidades baianas de diversas localidades do Recôncavo foram fundamentais para garantir a vitória, entre elas Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Itaparica e também a capital baiana, Salvador.