Qual é a origem do Preto Velho?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os Pretos-Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana; são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

em 1918

Os Pretos-Velhos e Pretas-Velhas são entidades ancestrais típicas da Umbanda, religião brasileira fundada em 1918 e marcada pelo forte sincretismo cultural.

É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.

Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.

Pai Antônio foi o primeiro Preto Velho da Umbanda. E manifestou-se também naquele famoso dia 15 de novembro de 1908.

Guia Umbanda | Preto-Velho | Porcelana e Cristal
Seguindo a tradição da Umbanda, a guia é composta por seções de 7 contas brancas e 7 pretas intercaladas e carrega pingentes de cruz e cachimbo dourados.

Sobrinho que morava com ele afirma que ele sofria de câncer de próstata. Domingos Teixeira Lemos, conhecido como Preto Velho, figura mítica do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, morreu na noite de quarta-feira (21), aos 91 anos, afirma Adaílton Araújo, sobrinho dele.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

O preto é a cor mais escura, sendo o resultado da mistura de todas as cores (teoria de cores) ou bem, o resultado da falta parcial ou completa da luz.

O preto é um dos mais antigos pigmentos existentes. Inicialmente extraído do carvão ou ossos queimados, era amplamente utilizado pelos povos paleolíticos em pinturas nas cavernas [foto acima].

13 de maio é o Dia de Preto Velho. Dentro da liturgia religiosa da umbanda, as pretas e pretos velhos são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos, majoritariamente escravizados.

O Preto Velho é o resultado da Criança e do Caboclo.
Mas não o fim dos fins, mas sim, o fim de um início, que invariavelmente levará a um novo início.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.

Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade. Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas. Tenham piedade de nós. Assim seja.

Turmalina

Preto Velho: Turmalina Negra Bruta - Com suas poderosas energias, a Turmalina negra é uma poderosa aliada na proteção contra energias negativas, inveja, ódio e até contra todos os tipos de magias negativas.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Continuar lendo Porque o preto é preto?