Qual é a origem do povo Xavante?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Tratam-se, segundos os velhos, dos ancestrais do povo que hoje conhecemos por Xerente. Uma vez cruzado o Araguaia, os Xavante se estabeleceram na região da Serra do Roncador, no que agora é o estado do Mato Grosso. Seu povoado original, uma comunidade conhecida como Tsõrepre, passou por várias cisões ao longo do tempo.

Indígenas Xavante, do estado de Mato Grosso, realizaram dois importantes rituais tradicionais para as comunidades da etnia: o ritual Danhõno, de iniciação à vida adulta, e o Darini, rito que marca o início da vida espiritual de jovens nas aldeias.

O povo Xavante vive atualmente no estado do Mato Grosso, em nove terras indígenas : Marechal Rondon, Sangradouro, São Marcos, Parabubure, Ubawawe e Chão Preto, Areões, Pimentel Barbosa e Marãiwatsede.

A religião deste povo indígena é baseada no politeísmo, isto é, na crença em mais de um deus. Para os xavantes, o mundo foi criado a partir de uma dupla de entidades (Parinaiá), que seria responsável pela criação de tudo o que existe atualmente. Um exemplo de ritual religioso é o casamento.

A língua aquém, também chamada de acuen ou akwen, é uma língua ou grupo de línguas pertencente ao tronco linguístico macro-jê. A língua se divide em três dialetos: xavante (ativo), xerente (ativo) e xakriabá (extinta - em processo de resgate).

Tradicionalmente parte da alimentação dos Xavantes vem do extrativismo, basicamente sendo frutos, cocos e raízes. As raízes são típicas do cerrado e são coletadas ao longo de todo o ano, mas com maior intensidade no início da estação seca, trabalho feito em sua maior parte pelas mulheres.

Na cultura Xavante, sempre que um parente morre, a família toda – inclusive as crianças – raspam a cabeça, em sinal de luto e respeito. Segundo a Funai, os Xavantes totalizam 28.000 pessoas hoje, espalhados pelo Estado do Mato Grosso.

Pahöri'wa (adoradores do sol) Hu (a festa da onça) Tsa'uri'wa/tsa'urinho're (corrida/canto de corrida) Dahipopo (dança da noite) Wanoridóbe (a dança da iniciação) Tebe (adoradores da lua) Page 12 IBAMA O CERRADO PEDE SOCORRO Comunidades tradicionais, indígenas, ambientalistas, entre outras tantas vozes, fizeram ecoar ...

o espirito guerreiro. Fortes e orgulhosos, permaneceram durante muito tempo isolados até os.

A educação escolar para o povo Xavante é muito recente, até os anos oitenta o ensino da escrita era desconhecido para o povo. Como era do costume de antigamente, o ensino era oral, mas com o passar de tempo em função da necessidade, a escrita foi surgindo entre o povo.

Os xavantes constituem um conjunto de grupos indígenas com população superior a 20 mil indivíduos, divididos em doze territórios, localizados no estado do Mato Grosso.

Dentro da perspectiva Xavante, os fenômenos culturais são produzidos, transmitidos e recebidos por todos os membros do grupo, evolvendo assim os indivíduos numa forma simbólica significativa, no cotidiano das experiências desenvolvidas na aldeia, pelos próprios integrantes da sociedade.

O vestuário dos Xavante também mescla peças da cultura do “homem não-indígena” em seus trajes. Eles utilizam em suas celebrações shorts tradicionais de cor vermelha, porém, revelando a manutenção de sua tradição na mescla de culturas, seja no espaço público ou nos seus próprios rituais, nas comunidades.

A rotina é aceita como parte da natureza para os que vivem de frente para a Serra do Roncador.” Os Xavante valorizam muito a aliança entre as famílias. Os casamentos acontecem entre membros de clãs diferentes e os homens têm o número de esposas que conseguem sustentar.

Hoje, os Xavantes vivem nas reservas distribuídas a oeste do Rio Araguaia, na Serra do Roncador e a leste do Rio das Mortes. As aldeias agora têm cerca de 10 000 habitantes. A reserva Rio das Mortes, cuja superfície é de 2 390 quilômetros quadrados, inclui 850 Xavantes distribuídos em 4 aldeias.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Elas são celebradas por meio do oferecimento de comida e bebida, e, às vezes, de cantos e objetos. Um exemplo de objeto presente nos rituais indígenas é o chocalho, utilizado para cura e purificação. Hoje em dia, artefatos ritualísticos também são vendidos como artesanato.

Significado de xavante
[Etnologia] Relativo aos Xavantes ou próprio dessa tribo indígena que habita algumas regiões do Brasil, especialmente situadas no Mato Grosso e no noroeste de Goiás.

Vicent Carelli, 2009. Normalmente aprendemos nas escolas, na televisão e em alguns livros, que os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo.