Qual é a origem do povo grego?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A formação do povo grego deu-se pela mistura da cultura cretense com a de povos indo-europeus que se estabeleceram na região da Grécia. Os povos indo-europeus começaram a chegar à Grécia por volta de 2000 a.C. Eles eram formados por jônios, aqueus, eólios e dórios.

Possuíam princípios religiosos contrários; Na organização do Mediterrâneo ,estavam unidas na política; Possuíam uma solidária organização econômica; Mantinham política comum.

Concluiu que a civilização grega não tinha à época um senso de cor desenvolvido e vivia em um mundo preto e branco, com algumas pinceladas de vermelho e de brilhos metálicos.

jônios

Os primeiros gregos eram conhecidos como jônios e submeteram todos os povos que ali viviam a escravidão por meio da violência. Os jônios eram exímios militares e aprenderam muito com as populações dominadas, construíram várias cidades fortificadas na região e deixaram o comércio marítimo de lado.

Religião. A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

Povos gregos
Os gregos estavam constituídos de vários povos como os aqueus, jônios, dóricos, tribos áticas, etc. Consideravam que seu herói fundador era Heleno, um adivinho que é retratado na obra "Odisseia" e chamavam a si mesmo de “helenos”. Este também era o nome de uma aldeia situada no noroeste da atual Grécia.

De acordo com informações da Embaixada da Grécia no Brasil, a comunidade grega no país conta com aproximadamente 30 mil pessoas ; a maioria no estado de São Paulo. O consulado naquele estado é responsável pelos registros numéricos de gregos que moram por lá, além de em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Pseudos, em grego, pode significar a mentira tanto quanto a falsidade, o ardil ou o erro, o engano propositado, a fraude, assim como a invenção poética, o que multiplica os mal-entendidos sobre o que o mal-entendido pode significar – e isso não simplifica a interpretação de um diálogo refutativo tão denso e agudo ...

O Homem é descrito em Hesíodo como em unidade com o divino e com a phisys. Suas ações, e desígnios decorrem do curso imutável da natureza e dos laços com os Deuses, não havendo um homem livre dessas amarras. A tragédia grega, no século IV a.C., traz ainda na obra de Sófocles a personagem Antígona, filha do rei Creonte.

Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade. Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder.

Páginas na categoria "Descendentes de gregos"

  • Capadócios gregos.
  • Cipriotas gregos.
  • Cleópatra.

Mas o azul pode ser também a cor mais misteriosa. A partir de pesquisas em textos históricos, como a Odisseia e a Ilíada, estudiosos levantaram a hipótese de que não havia uma definição a respeito dessa coloração nas civilizações antigas. Ou seja, os gregos não reconheciam tons azulados.

"A cor azul é a última, porque, além de não ser encontrada tão comumente na natureza, levou muito tempo para fazer este pigmento." Os egípcios antigos tinham o pigmento azul e uma palavra para nomeá-lo, por exemplo, pois se tratava de uma "sociedade sofisticada".

Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.