Qual é a origem do pandeiro?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

História: Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na Ásia, África e Europa, havendo, no entanto, a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo.

118). Assim, também não foi diferente já nas primeiras procissões de Corpus Christi realizadas por volta de 1549, na região da Bahia. A documentação que comprova os registros sobre o pandeiro nos primeiros anos da colonização do Brasil vem principalmente das correspondências produzidas pela Companhia de Jesus na época.

Capoeira do Brasil
No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa (sua provável origem é árabe).

O pandeiro é um tambor pequeno, muito frequente na música folclórica de vários países e usado em diferentes ritmos brasileiros como samba, maracatu, baião, pagode. Provavelmente originário do Oriente Médio, ele é utilizado também na orquestra, porém em sua versão sinfônica.

pan·dei·ro ro. 1. [ Música ] Instrumento musical de percussão, formado por um aro de madeira com uma pele distendida, guarnecido de soalhas ou guizos, que geralmente se tange batendo com as mãos.

A origem do pandeiro
O pandeiro já era popular nas civilizações no Oriente Médio antes de Cristo e chegou na Península Ibérica – Espanha e Portugal – na época em que a região foi invadida pelos árabes. Na Península, as pessoas usavam o pandeiro para diversas comemorações, como casamentos e cerimônias religiosas.

O pandeiro foi trazido ao Brasil pelos portugueses e difundiu-se enormemente no Brasil. Quando surgiu o choro, o pandeiro deu o toque final ao ritmo, que originalmente era executado ao piano e instrumentos de corda e sopro.

Jackson do Pandeiro, como mais tarde ficaria conhecido José Gomes Filho, alcançou tal prestígio não apenas por dominar como poucos o instrumento que lhe empresta o sobrenome artístico, mas, também, e principalmente, por sua singularidade ao interpretar canções que viriam a definir a essência rítmica do cancioneiro ...

O pandeirista, também chamado de pandeireiro, é um músico que toca pandeiro, pandeireta e pandeirola. Embora o percussionista também toque estes instrumentos, o pandeireiro dedica-se em exclusivo a eles, ao contrário do percussionista.

Quais ritmos se aprende nessa aula? Os ritmos que você vai conhecer nessas aulas são: Samba, ijexá, capoeira, marchinha, forró, baião, xaxado, partido alto, maxixe, xote e frevo. Bastante conteúdo para você conseguir se virar bem por ai tocando.

Podemos dizer que o ritmo da Polca, é a mistura brasileira entre a linguagem erudita europeia com ritmos de origem africana, já é o começo do cenário que formou o maxixe e o samba. Ainda vale mencionar novamente o acompanhamento de “galope”, que caracteriza o ritmo e desafia tecnicamente nossa condução de pandeiro.

O berimbau é um dos mais importantes instrumentos musicais brasileiros e chegou por aqui com os escravos de Angola e é um dos principais elementos de uma roda de capoeira. A princípio, o instrumento foi registrado pela primeira vez em nosso país no porto de Santos, no ano de 1739.

Berimbau. O berimbau tem origem na Angola e foi trazido por escravos dessa região para onde atualmente é o estado da Bahia. Esse instrumento começou a ser utilizado pelos escravos nos quilombos e em festividades. O berimbau é um instrumento musical essencial na capoeira pois ele comanda a ritmo na roda de capoeira.

Qual é a melhor marca de pandeiro? As melhores marcas, sem dúvida alguma, são as que estão no nosso ranking: Remo, Torelli, PHX, Batuka. Mas existem outras marcas que têm um ótimo instrumento, como a RMV e Izzo.

O pandeiro é um instrumento musical de percussão com rodelas (soalhas) duplas de metal enfiadas em intervalos ao redor de um aro de madeira. Pode ser brandido para produzir som contínuo de entrechoque, ou percutido com a palma da mão e os dedos.

Os modelos disponíveis são os com: Três pratos: dois ficam nas extremidades e um no centro, entre eles. Cinco pratos: dois ficam nas extremidades, porém, no meio deles há mais três. Platinelas duplas: são os modelos de pandeiros com dois conjuntos de platinelas.

Feito de couro de cabra e madeira, de forma arredondada, é o som cadenciado do pandeiro que acompanha o som do berimbau, dando “molejo” ao som da roda. Ao tocador de pandeiro é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música.