Qual e a origem do número?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Os números naturais tiveram suas origens nas palavras utilizadas para a contagem de objetos, começando com o número um. O primeiro grande avanço na abstração foi o uso de numerais para representar os números. Isto permitiu o desenvolvimento de sistemas para o armazenamento de grandes números.

Cavernas, ossos e pedras
Curiosos sobre a origem dos números, alguns estudiosos pesquisaram e acabaram percebendo que não os números, mas a necessidade de contar já existia há cerca de 30.000 anos atrás. Nesta época, para se alimentar, os homens caçavam e coletavam raízes e folhas.

A civilização hindu desenvolveu um sistema de numeração posicional de base dez e usou um símbolo para representar a falta de uma ordem, associado ao “nada”. Mais tarde esse símbolo tornou-se um número, o zero.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

Há cerca de 30 mil anos, o homem primitivo já tinha a necessidade de contar. Nessa época, utilizavam galhos, pedras e até ossos para ajudá-los a quantificar o que fosse necessário, como por exemplo, o tempo.

Como vimos, o número 1 é divisível apenas por ele mesmo, ou seja, possui apenas 1 divisor, pois o número 1 é igual a ele mesmo. Em outras palavras, o número 1 não é composto e nem considerado um número primo.

Os primeiros números a surgirem foram os naturais, eles tinham o objetivo de representar quantidades.

Como surgiu o Sistema de Numeração Decimal
Inventados pelos indianos, esses símbolos foram divulgados, a princípio, pelos árabes nos países da Europa, e são utilizados até os dias atuais. Por isso, também podem ser chamados de sistema indo-arábico de numeração.

O número e é uma constante matemática que é a base dos logaritmos naturais. Ele é um número irracional e positivo, cujo logaritimo na sua base é chamado de natural.

Os números romanos formam um sistema numérico, criado há cerca de 2 mil anos, na Roma antiga. Por muito tempo esse sistema foi a principal forma de representação numérica na Europa e atualmente é utilizado para indicar séculos, capítulos de livros e nomes de imperadores, reis, papas, etc.

Concluímos, então, que a resposta à pergunta “Quem inventou o zero?” é a seguinte: os babilónios inventaram o primeiro símbolo do zero, os gregos foram os primeiros a compreender o conceito de zero e os indianos utilizaram o zero pela primeira vez como número de pleno direito.

zero

O zero foi o último número a ser inventado e o seu uso matemático parece ter sido criado pelos babilônios.

Os números são símbolos utilizados na Matemática para fazer a representação de quantidades, medidas ou ordem. No nosso dia a dia, é bastante comum utilizarmos “primeiro”, “segundo”, “terceiro” e assim sucessivamente para representar ordem, nesse caso com os números que conhecemos como ordinais.

Como de fato a presença de um “zero” era necessária, no século III a.C., uma civilização criou um símbolo para representá-lo: os babilônicos. Eles utilizavam o símbolo ou para representar a ausência de um valor numérico. Hoje utilizamos o símbolo 0 no sistema hindu-arábico com a mesma função.

O maior número primo conhecido é 2 32.582.657 -1, que tem 9.808.358 dígitos e foi descoberto em 4/9/2006 pelos Drs. Curtis Cooper, Steven Boone e sua equipe.

O googolplex é 10googol. E tem ainda o googolplexian: 10googolplex.