Qual é a origem do nome Sobral?

Perguntado por: irocha6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Do latim vulgar suberale, 'terra de sobreiros'. Também se encontra na Galiza. Aparece em topónimos compostos, como Sobral da Adiça, cujo segundo elemento vem do árabe ad-diça, uma erva gramínea, ou Sobral de Monte Agraço, de monte do agraço, ou seja, onde há uvas verdes.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

1. Terreno onde crescem sobreiros. 2. Mata de sobreiros.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal.

A cidade de Sobral é uma das mais importantes do estado do Ceará, tendo o maior Índice de Desenvolvimento Humano do interior cearense.

Com esta reflexão, ele entende que “cabe ao padre Lino a glória de ser o fundador de Sobral, pois foi da sua vontade deliberada que foi escolhido o local para centro do trabalho de evangelização de todo o Vale do Acaraú, impulso original para o desenvolvimento do primitivo povoado e, posteriormente, da vila e da atual ...

dia 5 de julho

O aniversário de Sobral é comemorado no dia 5 de julho, mas a programação que celebra os 250 da cidade já começou.

Sobral ganhou destaque pela riqueza cultural e grande importância econômica. Considerada uma das principais cidades da Região Norte, ganhou o título de 'Princesinha do Norte'. A cidade se apresenta como referencial de crescimento e desenvolvimento econômico do interior.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes que terminam em son (filho) – como Stevenson, ou “filho de Steven”.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome. Todavia, é possível, com base nesse novo dispositivo legal, a inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica o advogado Lucas Braga.