Qual é a origem do nome do doce pé de moleque?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Segundo ela, no começo do século XX havia muitas baianas que vendiam doces em tabuleiros, no Rio de Janeiro. Os meninos gostavam especialmente desse doce de amendoim, mas como não tinham dinheiro, furtavam das baianas e elas ralhavam com eles para não roubarem. Diziam para pedir, assim: - Pede, moleque!

Mas seu nome original era “quebra-queixo” e chamado ainda de “Quebra-Dentes”. Mais tarde com inovações regionais ao longo dos tempos, passou a se chamar Pé-de-moleque, como foi descrito acima. Hoje o doce está presente em todas as regiões do Brasil.

O nome pé de moça surgiu para ser a variação do pé de moleque, que tem uma história muito curiosa. Você conhece essa história? Nessa matéria aqui a gente te conta! De qualquer maneira, o pé de moça leva esse nome por ser feito com leite condensado, que tem uma marca famosa com “moça”, no nome.

O pé de moleque no Brasil surgiu com a chegada da cana-de-açúcar – no século XVI – e, devido ao tamanho do nosso país, ganhou características próprias em cada região. No Sul e Sudeste está relacionado à cultura caipira, feito com mel de abelhas ou açúcar refinado.

Origem histórica. O pé como medida foi usado em quase todas culturas, e era geralmente dividido em 12 ou 10 polegadas (ou em 16 "dedos"). O primeiro padrão de medida originou-se na Suméria, onde uma definição foi gravada na estátua de Gudéia da cidade de Lagash, por volta de 2575 AC.

A origem do amendoim é incerta. Segundo alguns historiadores, é oriundo da América do Sul (Argentina, Bolivia, Brasil, Peru ou Leste dos Andes) e muito utilizado pelos indígenas. Provas são os trabalhos – potes e vasos de barro – encontrados em formato de amendoim.

Piranguinho

Feito na cidade de Piranguinho, no sul de Minas, o maior pé-de-moleque do mundo tem cerca de 28 metros de comprimento, e fez parte da 16ª edição da “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”. O evento é feito todo ano na cidade, já que Piranguinho é conhecida pela tradição do pé-de-moleque.

cidade de Piranguinho

A cidade de Piranguinho é reconhecida como a Capital Nacional do Pé de Moleque, e o preparo artesanal do doce é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais.

Uma das características que diferencia o pé de moleque do pé de moça é a consistência de cada um dos doces. O primeiro é conhecido por ser mais difícil de morder, devido à camada crocante formada pelo açúcar derretido em fogo médio e o amendoim. Além disso, ele apresenta um aspecto mais caramelizado.

Acredita-se que ela tenha surgido em meados do século XVIII, na Bahia, através dos escravos africanos trazidos para cá. O doce era preparado pelas escravas para ser consumido pelos próprios escravos durante à noite, quando se reuniam para dançar, como uma maneira de esquecer o sofrimento por alguns momentos.

Grafia no Brasil:pé de moleque.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:pé de moleque. Grafia em Portugal:pé-de-moleque.

O “Beijinho” é um docinho de origem Portuguesa, que nasceu num convento com o nome de “Beijo de Freira” e era confeccionado, originalmente, com amêndoas e calda de água com açúcar. Nos conventos portugueses, era comum as freiras ocuparem o tempo criando docinhos.

A preparação artesanal deste doce, possivelmente, teria começado a partir da produção da cana-de-açúcar em solo brasileiro, por volta do século XVI. Com o passar dos anos, surgiu uma nova versão, o pé de moça. Uma referência à “delicadeza” da mulher e tudo mais.

Mundo

Em seu sentido mais geral, o termo "mundo" se refere à totalidade das entidades, ao conjunto da realidade ou a tudo o que existe. A natureza do mundo foi conceitualizada de diferentes maneiras em distintos campos. Algumas concepções veem o mundo como único, enquanto outras falam de uma "pluralidade de mundos".

motivado pelas quituteiras das ruas do passado que os vendiam e que eram alvo de furtos por parte da meninada. Para não serem mais importunadas diziam aos meninos, para que pedissem, pois não precisavam furtar: : — Pede, moleque!

Moloch significa “Rei”, em uma tradução geral para a língua portuguesa. De acordo com os relatos bíblicos, os seguidores de Moloch (ou Moloque, em português), ofereciam os seus filhos em sacrifício ao deus. Os filhos sacrificados seriam chamados de moleques.

O calçamento era necessário para evitar que as tropas com suas carroças, mulas e cavalos abarrotadas de ouro, diamantes, café e gêneros alimentícios, atolassem em dias de chuva ou levantassem poeira, em dias de estiagem, o que incomodava os moradores dos casarões e pedestres.

O milho, o coco e o amendoim são ingredientes-chave que estão em preparos salgados e doces dos mais diversos tipos, como nessa receita de pé de moleque.

Origem da rapadura
Acredita-se que a rapadura surgiu nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, lá pelo século XVI. Foi apenas no ano de 1532 que ela chegou ao Brasil, em pleno século XVII, ainda sem a intenção de ser produzida para fins comerciais.

A rapadura tem origem no continente europeu e surgiu no século XVI. Foi uma solução criada para substituir o açúcar nas longas viagens, já que o adoçante granulado era mais perecível, pois umedecia e melava facilmente.