Qual é a origem do mungunzá?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.

"Em Minas Gerais, o mungunzá também é conhecido como piruruca ou canjica grossa. Em alguns lugares do Centro-Oeste, o prato é chamado de chá-de-burro", cita.

Munguzá é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca e cravo-da-índia.

Vê-se, pois, que o delicioso manjar junino, a canjica, pode ter se originado em três distintos pontos da geografia: Brasil; Angola/Congo e Índia (Goa).

História da Canjica
A teoria mais aceita é de que a receita da canjica foi inventada no Brasil no período colonial pelos africanos escravizados que foram trazidos para cá.

No Maranhão canjica é canjica mesmo e munguzá é mingau de milho!

Descubra a riqueza cultural e os sabores autênticos da culinária baiana ao experimentar o Mungunzá Baiano; esse prato tradicional, também conhecido como canjica salgada, é uma verdadeira iguaria que combina milho, leite de coco, especiarias e uma variedade de ingredientes irresistíveis.

Alimento é rico em vitaminas do complexo B
Assim como as fibras, elas contribuem para um bom funcionamento do organismo, mas não para por aí. Também ajudam a aliviar dores de cabeça, inflamações na boca e na língua, alergias, cansaço e problemas ligados à depressão.

A dúvida ocorre porque, na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. No entanto, no Nordeste, o prato com milho branco é chamado de mungunzá, enquanto a versão amarela é chamada de canjica.

Em algumas regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, a canjica (branca ou amarela) é chamada de munguzá e seu preparo sempre leva o leite de coco na lista de ingredientes.

Significado de Mungunzá
substantivo masculino [Culinária] Reg (Norte) Milho branco cozido em caldo açucarado, ao qual às vezes se acrescentam leite de coco ou de vaca, açúcar, manteiga e canela. Denominado canjica, no Centro e no Sul. Variação de manguzá, mugunzá, munguzá. Etimologia (origem da palavra mungunzá).

Existem teorias que o mingau de milho foi criado por indígenas, mas ideias mais concretas apontam que sua origem possa ser africana. Segundo a Fundação Cultural Palmares, alguns estudiosos da língua portuguesa, como Nei Lopes, afirmam que o termo canjica não é indígena, mas sim africano.

O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.

Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização é a pamonha, que foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso em qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Os portugueses não desprezavam essas carnes. E o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.