Qual é a origem do karatê?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O Karatê moderno tem suas origens em mosteiros da China e Índia. Ele chegou ao Japão através desses monges e foi moldado à cultura local. Gichin Funakoshi era um dos praticantes do então Okinawa-te (como era chamado o Karatê na época).

Shotokan

  • Branca (7° Kyu)
  • Amarela (6º Kyu)
  • Vermelha (5° kyu.
  • Laranja (4º Kyu)
  • Verde (3º Kyu)
  • Roxa (2º Kyu)
  • Marrom (1°Kyu)
  • Preta (1º a 10º Dan)

Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.

Gichin Funakoshi

Gichin Funakoshi, o "Pai do karatê Moderno", faleceu no dia 26 de abril de 1957.

O Karate se popularizou em todo o Japão por volta de 1920, quando alguns mestres foram convidados pelo Imperador (após uma demonstração em Okinawa) a lecionar a arte do Karate nas Universidades.

No Karate Combat, uma luta dura 3 rounds de 3 minutos, onde wrestling, finalizações, joelhadas, cotovelos e uppercuts não são permitidos.

Durante sua expansão, o karatê se desenvolveria em diferentes estilos. A Federação Brasileira de Karatê (FBK) reconhece cinco deles: Goju-Ryu, Shotokan, Wado-Ryu, Shito-Ryu e Shorin-Ryu. Já a Federação Mundial de Karatê (WKF) desconsidera o Shorin-Ryu e reconhece apenas os outros quatro oficialmente.

O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, no ano de l908 e já que a colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo e na capital, nada mais lógico do que aquele estado se transformar no pioneiro do karatê nacional.

Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença. Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.

O ensino do karatê moderno se divide em três grupos: kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, uma simulação de luta) e kumite (combate propriamente dito).

O Karate-Do (Caminho das Mãos do Vazio) é uma arte marcial japonesa que visa o ensino da defesa pessoal através de três pilares: kihon (fundamentos), kata (formas) e kumitê (lutas).

As bases mais utilizadas no karatê shotokan são a zenkutsu dachi, kiba dachi, kokutsu dachi e base livre.

Como é feito o exame de faixa? De quanto em quanto tempo é feito o exame de faixa? O exame de faixa ocorre de 6 em 6 meses da faixa branca ate a faixa laranja,a carência da faixa verde e roxa é de 1 ano, e da marrom para preta são de 18 meses a 24 meses.

FAIXA STANDARD KARATE-DO (Kanji)

Uma vez que existem 9 exames para você atingir uma faixa preta (1º Dan), para os outros Dan (grau) isto exige um mínimo de 8 anos de formação diligente. Este praticante levará vários anos para atingir cada um dos outros Dan posteriores.

Karatê-Dô: Palavra japonesa que significa: “Caminho das mãos vazias.” (Kara=Vazio, Te=Mão, Do=Caminho).

Karate é uma arte marcial japonesa (kara=vazio e te=mão) que pode ser entendida como a arte de lutar com as mãos vazias. O karate teve a sua origem na ilha de Okinawa, no Japão, e tem vários estilos. O estilo que o deixou mundialmente mais conhecido foi o estilo Shotokan, desenvolvido pelo mestre Gichin Funakoshi.