Qual é a origem do estilo barroco?

Perguntado por: nvieira9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.

A poesia barroca é aquela que foi desenvolvida durante o período do barroco. O barroco, ou seiscentismo, foi um movimento artístico e literário que teve início no século XV durante o renascimento europeu. No Brasil, o barroco teve início no século XVI e foi introduzido pelos jesuítas.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Caravaggio

A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610).

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.

A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época.

Barroco é um estilo artístico surgido no século XVI e que teve seu auge no século XVII. Começou nas artes plásticas e depois se estendeu à literatura e demais expressões artísticas, como a música e o teatro. O movimento artístico sucede o Renascimento.

Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Esse estilo de vestuário se distingue pelas formas largas, ornamentação elaborada e o uso de brocado de seda e rendas. O termo “barroco” foi cunhado no século XIX por historiadores de arte, com sentido pejorativo, de depreciação do que consideravam um estilo grotesco e vulgar.

Na chamada arte barroca, notamos uma preocupação menor com as formas e as linhas utilizadas na criação de uma pintura ou escultura. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.

CARACTERÍSTICAS DA ARTE BARROCA

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: ...
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.