Qual é a origem do desmatamento?

Perguntado por: amartins4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A atividade humana é a principal causa do desmatamento, principalmente para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. O crescimento do setor agropecuário fez com que aumentasse o desflorestamento principalmente para pastagens e plantio de soja, muitas vezes até de forma ilegal.

As duas principais causas do desmatamento florestal são a agropecuária e o corte ilegal de árvores. De acordo com a organização Florest Trends, estima-se que a agricultura comercial seja responsável por 70% da destruição de florestas em países tropicais e subtropicais.

As causas mais comuns de desmatamento estão ligadas a exploração dos recursos ambientais, como a madeira e minérios, para depois servir como local de cultivo agropecuário. Em outras situações o desmatamento pode ser provocado pelas queimadas ou visa a urbanização do espaço.

Sua destruição se iniciou a partir do século XVIII, quando os colonizadores iniciaram a ocupação desse território. Entretanto, foi a partir da metade do século XX que a devastação dessa floresta aconteceu de forma mais intensa, com a expansão das atividades agrícolas e da pecuária.

O desmatamento é a eliminação total ou quase total da vegetação nativa de uma determinada área. Quando ocorre a retirada de poucas árvores ou vegetações de uma área, não ocorre a configuração de um desmatamento.

Agricultura causa mais de 90% do desmatamento em florestas tropicais, aponta estudo.

Os números não deixam dúvidas de que a Amazônia foi a grande frente de supressão da vegetação nativa do Brasil nos últimos três anos. Dados mostram que esse bioma concentrou 59% da área desmatada e 66,8% dos alertas de desmatamento em 2021.

O desmatamento causado pelo homem pode ser combatido com o reflorestamento. A plantação de árvores nas áreas desmatadas ajuda a restaurar o habitat de uma biodiversidade única e combate ao aquecimento global.

A agricultura intensiva e a pecuária são, atualmente, os maiores causadores da remoção da cobertura vegetal em todo o mundo. Outras causas, como a extração mineral e a urbanização, são também apontadas. No Brasil, a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica são os biomas que mais sofrem com o desflorestamento.

VEJA ABAIXO FORMAS DE COMO EVITAR O DESMATAMENTO:

  1. “Políticas de fiscalização e controle ambiental" ...
  2. “Definir novas medidas de combate ao desmatamento” ...
  3. “Reflorestar” ...
  4. “Conscientizar a população sobre o desmatamento” ...
  5. “Compre produtos com madeira certificada”

O desmatamento é a retirada total ou parcial da cobertura vegetal de um local, que impacta a biodiversidade e causa um desequilíbrio ao meio ambiente. Trata-se de um dos principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil.

Os alertas de desmatamento acumulados nos quatro primeiros meses de 2023 na Amazônia atingiram 1.132 km², uma área 38% menor em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Sistema DETER, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

A atividade agropecuária é o principal vetor de desmatamento no país, representando 95,7% do total ou 1,96 milhão de hectares. O garimpo responde por 5,9 mil hectares e a mineração por 1,1 mil hectares.

para 2021 é de 13.235 km2
O valor estimado foi de 13.235 km2 de corte raso no período de 01 agosto de 2020 a 31 julho de 2021. Esse valor representa um aumento de 21,97% em relação a taxa de desmatamento apurada pelo PRODES 2020 que foi de 10.851 km2 para os nove estados da ALB.

Crescente em muitas regiões do planeta, a retirada da cobertura vegetal tem preocupado o mundo todo. A retirada da cobertura vegetal é um dos maiores problemas ambientais no mundo. Desmatamento, também chamado de desflorestamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar.

A construção de grandes obras de infraestrutura, a especulação com terras e a instalação de atividades econômicas como a agropecuária e a mineração estão entre as causas do desmatamento. A intensificação das queimadas na Amazônia acontecem junto ao aumento das taxas de desmatamento.