Qual é a origem do cogumelo?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Estima-se que o primeiro cultivo intencional de cogumelos tenha ocorrido na China por volta do século VI, ou seja, há 1400 anos.

Cogumelos são fungos e não vegetais
Eles pertencem ao reino fungi, dos fungos. Existe uma infinidade de cogumelos comestíveis no mundo. Pesquisa de 2017 estima que existam entre 2,2 e 3,8 milhões de espécies de fungos no mundo, sendo que conhecemos apenas 120 mil delas.

A maioria dos cogumelos vive em simbiose com árvores, como por exemplo, o Boletus edulis ou as espécies do género Lactarius, entre outros. Os fungos “parasitas” vivem sobre as árvores e são responsáveis por muitas doenças, podendo em casos extremos provocar a morte do organismo.

Psilocybe cubensis

No Brasil, as espécies de cogumelos mais consumidas como drogas são as do gênero Psilocybe, principalmente a Psilocybe cubensis.

O cogumelo não é um vegetal, mas sim um fungo. Os fungos, na verdade, são mais próximos dos animais do que dos vegetais. O cogumelo é um estrutura que um grupo de fungos forma com a função de espalhar seus esporos, que gerarão novos indivíduos da espécie.

Características interessantes: O gênero Agaricus é um importante gênero de cogumelos, contendo tanto espécies comestíveis como venenosas. Uma de suas espécies é o cogumelo comum (champignon de Paris, Agaricus bisporus).

Quais são os tipos de cogumelos?

  • Cogumelo Paris. Também conhecido como cogumelo champignon, uma das variedades mais cultivadas no mundo. ...
  • Cogumelo shitake. ...
  • Cogumelo shimeji.
  • Cogumelo portobello: ...
  • Cogumelo eryngui. ...
  • Trufas.

Os Cogumelos são fungos superiores pertencentes aos filos Ascomycota e Basidiomycota.

Os cogumelos têm propriedades que melhoram a saúde através de compostos bioativos e nutrientes encontrados na sua composição. Ação antioxidante, antimicrobiana e melhora do sistema imunológico são alguns dos benefícios dos cogumelos. Ainda, as diferentes espécies do fungo entregam diferentes efeitos no organismo.

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Significado de Cogumelo
substantivo masculino Vegetal sem flores e sem clorofila, do qual existem várias espécies, e que prefere os lugares frios e úmidos. Fungo. Nome vulgar dos cogumelos do gênero agárico. [Figurado] Diz-se das coisas que surgem rapidamente e em grande número.

Cogumelos são fungos e não vegetais
Eles pertencem ao reino fungi, dos fungos. Existe uma infinidade de cogumelos comestíveis no mundo. Pesquisa de 2017 estima que existam entre 2,2 e 3,8 milhões de espécies de fungos no mundo, sendo que conhecemos apenas 120 mil delas.

A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtém alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, atuando como saprófagos, conhecidos popularmente como decompositores. Todos os fungos, sem exceção, são heterótrofos por absorção.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP), o Estado de São Paulo é hoje o maior produtor de cogumelos do Brasil. Em 2019 havia um total de 505 produtores distribuídos em 93 municípios paulistas, produzindo cerca de 12 mil toneladas de cogumelos por ano.

Apesar de ser menos perigoso do que outras drogas, o cogumelo alucinógeno não é inofensivo. Adam Winstock, psiquiatra e fundador do Global Drug Survey, disse ao jornal The Guardian que combinar o uso da droga com álcool aumenta as chances de danos cerebrais.