Qual a origem do chocalho?

Perguntado por: ibarreto8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

No Brasil, o instrumento aparece em gravuras de Debret em torno do século XVI, onde famílias indígenas do Rio de Janeiro o utilizavam para cerimônias. Chocalho é um instrumento que emite sons a partir de vibrações, são chamados de “idiofones”.

É muito usado no samba e na bossa nova e em festas populares brasileiras, como o carnaval brasileiro. A partir da década de 1950, começou a ser muito difundido em conjuntos musicais.

Nessa família estão as castanholas, maracas, reco-recos, triângulos, sinos e ganzás. chacoalhando e descobrindo o som de um chocalho?!

Cercada por uma série de instrumentos, a sessão de Jurema é sonoramente povoada pela execução da maraca (um chocalho indígena feito de cabaça) e o ilu (uma espécie de tambor). Sem um conteúdo fixo, a jurema oferece os seus ditos “segredos” de forma especial a cada um dos “enjuremados”.

O comportamento nada mais é do que um aviso da serpente quando se sente ameaçada. O chocalho é usado para mostrar para os predadores que a cobra está por perto. “Isso acaba evitando acidentes indesejados no habitat natural e também com seres humanos.

Flauta

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Os primeiros instrumentos de percussão foram os idiofones, isto é, instrumentos feitos com materiais sonoros por natureza e onde o som é produzido da forma mais simples possível.

Com o movimento do animal, produz um som metálico e monótono; choca, cincerro.

Nada. O barulho é gerado pela bateção e o atrito entre as próprias peças que compõem a extremidade da cauda da cascavel, chamadas guizos. Não há pedras ou bolinhas que se agitem dentro deles – como ocorre com aquele chocalho que você faz na pré-escola com areia e potes de iogurte.

O chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa pequenas peças, bolinhas, sementes ou guizos.

O chocalho nos conecta e chama o espírito dos elementos, a firmeza da terra, o movimento do ar, a suavidade da água, a intensidade do fogo.

Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos temos o chocalho (propriamente dito), as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, etc.

Guizo, sininho, badulaque, ou chocalho são alguns dos nomes utilizados para se referir aquele blim blim blim infernal da coleira do gato. Muitas pessoas acham interessante esse adereço, já que facilita saber onde o gato está.

O caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançado, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça (Cucurbita lagenária).

Os xeris são uma espécie de chocalhos usados com frequência nos rituais afro-religiosos.

Guizo ou Xaorô são anéis providos de guizos utilizados nos tornozelos pelos Iyawos, com uma dupla função, protegê-los de possíveis forças negativas e manter a mãe criadeira informada sobre o movimentos do recém-nascido para o Orisá. Segundo o povo de santo, o xaorô livra o iniciado da morte.