Qual é a origem do caderno?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

História. Evidências históricas apontam que o primeiro objeto de anotação portátil foi criado pela civilização Suméria, por volta de 3500 a.C. a 3000 a.C, na Antiga Mesopotâmia. Tendo como principal funcionalidade o registro cotidiano, econômico e administrativo.

Os papéis mais comuns são feitos de fibras de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho. A madeira é transformada em pasta de celulose por meio de processo mecânico ou químico, sendo esta última de melhor qualidade, também chamada de celulose alfa.

Dessa forma o caderno, que serve como registro de boa parte das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos alunos, cumpre fortemente a função de proporcionar o controle e o conhecimento, por parte do professor, daquilo que o aluno faz.

Depois de criada a escrita, surgiu então o primeiro caderno mais semelhante com o que conhecemos hoje em dia, o Códice, feito de papiro. Ele era mais prático para manusear no dia-a-dia já que não era preciso enrola-lo.

A matéria-prima do caderno, como não poderia deixar de ser, é o papel.

No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel. A descoberta do papel revolucionou o império chinês e foi utilizado apenas pelos chineses, por quase 600 anos.

No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do café. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre o processo de produção de papel.

Toquinho e Vinicius de Moraes.

A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel. A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores.

Mas, pode perceber, os mais queridinhos sempre foram os cadernos encadernados em espiral ou wire-o.

Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

Ajuda a estimular a memória
Isso porque, quando você escreve, obtém uma imagem mais precisa de seus pensamentos quando volta e folheia o caderno. Por isso, anotar eventos importantes, ideias e até mesmo as anotações diárias de estudo podem ajudar a fortalecer e estimular sua memória.

Para muitos, o caderno universitário é somente aquele de tamanho grande com acabamento espiral e folhas com linhas horizontais. Na verdade, um caderno escolar é considerado universitário pelas suas medidas, 20 cm x 27,5 cm, ou seja, realmente é o maior de todos.

Guia de tamanhos

CadernoTamanho
Inteligente11cm x 14,2cm
A516cm x 22cm
Médio19cm x 25,5cm
Grande21cm x 28cm

Tinha aquarela, canetinha, lápis de cor, clips, régua, borracha, cola e tesoura. Tinha algumas com variações de itens, mas não importa, era SENSACIONAL!

2014

Caderno Inteligente é uma marca brasileira que surgiu em 2014 com o objetivo de inovar no ramo da papelaria e criou um tipo de caderno, chamado mesmo de inteligente, que é totalmente personalizável.

A escola de 100 anos atrás era, na maior parte das vezes, precária, com professores mal qualificados e em quantidade insuficiente. Ao mesmo tempo, priorizava e incentivava algumas virtudes, como o senso de hierarquia, a capacidade de concentração, a disciplina e o autocontrole.

No Brasil, o papel para uso em impressão e na confecção de embalagens e de diversos outros produtos do nosso dia a dia é produzido a partir de polpa de celulose, fabricada por processos industriais cuja matéria-prima são as árvores.

Cai Lun

Cai Lun foi um alto funcionário da corte imperial, na dinastia Han, que inventou o papel a partir de casca de amoreira e fibra de bambu, no ano 105.

O processo de produção de papel compreende três etapas: (i) a formação das florestas e seu corte; (ii) a produção da celulose; e (iii) a produção do papel.