Qual é a origem do bolo de milho?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Esse tipo de bolo faz parte da cultura dos índios Tupi-guaranis. A comida é conhecida como Mbojape e é utilizada na cerimônia análoga ao batismo das crianças.

Assim, com a colonização, o seu consumo foi integrado às festas realizadas em homenagem à colheita do próprio milho, cuja colheita termina no mês de junho, quando também são realizadas as festas em homenagem aos santos Antônio, João e Pedro na igreja católica.

Origem do bolo de fubá
Como grande parte de nossa cultura, o bolo de fubá tem em sua origem influências dos indígenas, portugueses e africanos. Dos primeiros, herdamos a tradição do consumo de produtos feitos do milho, e dos últimos, a palavra “fubá”, que significa farinha na língua quimbunda.

Segundo Mary Poll, em trabalho publicado na revista Pnas, os primeiros registros do cultivo do milho datam de há 7.300 anos, e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no golfo do México. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “sustento da vida”.

De acordo com as evidências, é possível que seja originária do México. Isso porque é uma espécie pertencente à família Gramineae/Poaceae, cujo parente mais próximo, acredita-se ser o Teosinto (Zea mays spp. parviglumis), e seu registro restringe-se ao Vale Central de Balsas, no México.

Veja só algumas opções do que oferecer!

  1. Doce Cartola. A culinária nordestina é riquíssima e seu lado mais doce fica ali por Pernambuco. ...
  2. Bolo de Rolo. Não é rocambole! ...
  3. Bolo de Macaxeira. ...
  4. Cocada Baiana. ...
  5. Cajuzinho Nordestino. ...
  6. Mungunzá

Em 24 de maio de 1892, era emancipada a cidade conhecida popularmente como “a terra do milho”, o grão que a faria famosa por está presente em sua culinária, tradições e no nome da principal festa da cidade: A Festa Nacional do Milho, com isso, Patos de Minas, ganhou o título de Capital Nacional do Milho.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

O bolo de milho é uma excelente combinação para quem deseja seguir uma alimentação fit e saudável, pois o alimento é rico em fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Consumir milho faz bem também para a visão, regula o funcionamento do intestino, melhora o humor e diminui o colesterol “ruim”.

O milho era original das nossas terras e crescia facilmente nas plantações em períodos chuvosos, o que o tornava uma matéria-prima ideal para as delícias juninas”.

Qual é a origem do fubá? O fubá foi um dos produtos derivados do milho que ganhou popularidade no mundo com a colonização de países latino-americanos. O alimento era preparado pelos indígenas como algo sagrado antes da chegada dos espanhóis e dos portugueses no continente.

A diferença entre o bolo de milho e o de fubá é o ingrediente principal. O primeiro é feito com o milho ralado, enquanto o de fubá tem a farinha de milho na composição. As comidas feitas com o cereal geralmente são mais trabalhosas e demandam maior tempo de preparo na cozinha.

Na sua versão de farinha de milho, é muito utilizado para fazer bolos (sendo o bolo de fubá um doce típico de festas juninas no Brasil) e angu. Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, mas passou a ser utilizado mais intensamente no século XVIII por tropeiros, muitas vezes substituindo a farinha de mandioca.

A cultura do milho no Brasil e no Mundo
Em 2020, foi responsável por cerca de 36,7% da produção agrícola mundial. Já no Brasil, o milho é a segunda maior cultura produzida. Na safra de 2019/20 foram colhidas mais de 102,3 milhões de toneladas, o que foi cerca de 2,3% maior que na temporada anterior.

O milho é uma cultura muito exigente em água. Entretanto, pode ser cultivado em regiões onde as precipitações vão desde 250 mm até 5000 mm anuais, sendo que a quantidade de água consumida pela planta, durante seu ciclo, está em torno de 600 mm.

SUAS FOLHAS COMPRIDAS LEMBRAVAM A LANÇA DE TABAJARA. SUA FLOR VISTOSA PARECIA O COCAR DO CHEFE ÍNDIO. E A TRIBO DESCOBRIU QUE SUA ESPIGA ERA UM DELICIOSO ALIMENTO. E FOI ASSIM QUE SURGIU O MILHO.