Qual é a origem do bolo de aniversário?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

Aniversário, do latim “anniversarius“, que significa “que acontece todos os anos”, é a comemoração de mais um ano. O termo é comumente utilizado para se referir à quando uma pessoa completa mais um ano de vida, mas pode ser usado em diferentes contextos.

As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores. Já em Roma, as comemorações foram estendidas aos mortais, porém restrita ao Imperador, a sua família e aos senadores.

Tudo começou com os egípcios.
Os eruditos que estudam a Bíblia dizem que a primeira menção de um aniversário foi por volta de 3.000 a.C. e foi em referência ao aniversário de um Faraó. Mas um estudo mais aprofundado implica que este não foi seu nascimento no mundo, mas seu “nascimento” como um deus.

Por ser uma data importante, o bolo pode ser visto como um meio de compartilhar com as pessoas que gostamos a alegria e gratidão de estar fazendo mais um ano de vida.

No final, o menino ou a menina tinha que assoprar velas de aniversário depois de fazer um pedido, em silêncio. Na época, as pessoas acreditavam que o pedido só se realizaria se ninguém, além do aniversariante, soubesse do que se tratava e as fumaças da velinhas tinham o “poder” de levar este pedido até Deus.

O aniversário é um dia para celebrar a vida que Deus deu. A vida é um dom de Deus e devemos aproveitá-la! No aniversário lembramos que Deus nos sustentou ao longo de mais um ano. A vida passa rapidamente.

Assim sendo, celebrar o aniversário faz bem ao nosso equilíbrio emocional e psíquico. Logo, tem uma relação direta com o nosso bem-estar afetivo e, consequentemente, com a nossa saúde. Quando o indivíduo não se sente bem consigo mesmo, ele não entra em um estado de saúde pleno. A palavra de ordem aqui é gratidão.

“Parabéns” é uma palavra que nasceu singular, “parabém”, no início do século XVII, pela junção da preposição “para” – que entre outros sentidos tem o de indicar propósito, intuito ou direção – com o substantivo “bem”. É um vocábulo que expressa, como se sabe, felicitações, votos para o bem.

A cerimônia do Bar Mitzvah acontece geralmente na segunda ou na quinta- feira anterior ao aniversário do rapaz, porém, até chegar esse dia é necessário realizar uma série de preparações para que, até a data ele esteja realmente pronto para assumir as suas responsabilidades.

Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.

Não devemos criar festas, que Deus não autorizou, na sua igreja, e não devemos nunca participar de práticas imorais e indecentes, mas não temos base bíblica para condenar a mera participação com familiares e compatriotas em festas e comemorações comuns e decentes.

A ontogenia diz que o aniversário é a conclusão de mais um ciclo de maturação, enquanto a filosofia afirma que é o símbolo do encontro do homem com seu destino, a psicologia propõe uma reflexão sobre os propósitos, e o comércio lembra que é preciso comprar um presente.

O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

Juízes 6:19-24 ARC
Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, e põe-nos sobre esta penha, e verte o caldo.

19 E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então, foi-se todo o povo, cada um para sua casa.

“A palavra em hebraico usada para bolo é “ugah”, que significa um pão fino, redondo que se cozinhava rapidamente sobre as pedras aquecidas (I Reis 19:6). Não tinha nenhuma semelhança com um bolo ou uma torta das que conhecemos hoje, mais se assemelhava a uma panqueca.

Dependendo do tema da festa infantil, a vela pode combinar com o personagem escolhido e deixar a temática ainda mais divertida. Geralmente, os pais tendem a guardar as velinhas ou as próprias crianças pedem para guardar e depois brincar.

O médico explicou que ao assoprar um bolo é possível transmitir doenças, ainda mais porque as crianças não apenas assopram, mas, muitas vezes, cospem em cima do bolo que será comido por todos. Uma dica do especialista para evitar essa transmissão é não deixar a vela em cima do bolo na hora de apagá-la.