Qual é a origem do berimbau?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

O berimbau é um instrumento de corda que possui apenas duas notas, pois ele é ritmado, surgiu em Angola com o nome de hungu, e vieram a serem utilizados e montados por escravos aqui no Brasil, para as acrobacias dos capoeiristas.

O berimbau produz, basicamente, três texturas de sons, que são a solta (sem a pedra, com o instrumento longe do corpo), presa (com a pedra friccionando o arame, com a baqueta atuando acima da pedra, com o instrumento longe do corpo) e chiado (com a pedra tocando o arame de modo solto, livre, com a baqueta atuando acima ...

De acordo com os antigos mestres de Capoeira Angola, existem três tipos de berimbau utilizados na execução musical deste jogo, são eles: o berimbau Berra-boi, o Viola e o Médio. O Berra, também chamado Gunga, caracteriza-se por ser dotado de uma cabaça maior e consequentemente, ter o som de timbre mais grave.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

O tamanho ideal terá um circunferência de aproximadamente 18 cm – quando se pretenda fazer um berimbau gunga, de timbre grave; caso se pretenda um berimbau viola, de timbre agudo, o tamanho deverá ser menor, com cerca de 11 cm.

Como funciona? Ao tocá-lo, além de percutir sua corda com o uso de uma vareta, o instrumentista pode também usar um caxixi (um chocalho) para complementar o som emitido pelo berimbau.

Na sua base é amarrada uma cabaça com o fundo cortado que funciona como caixa de ressonância. O tocador usa a mão esquerda para sustentar o conjunto e pratica um movimentos de vai e vem contra o ventre, utilizando uma pedra ou uma moeda (dobrão), para pressionar o fio. A mão direita, com uma varinha, percute a corda.

O caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançado, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça (Cucurbita lagenária). Tem uma alça no vértice.

É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiras muita técnica e atenção. Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar “regional” um jogo rapido e de floreios.

Na Capoeira Regional
E os sete toques criados pelo Mestre Bimba que vão variando os jogos. Os sete toques da capoeira regional: IÚNA: Este toque foi baseado no canto do pássaro Iúna.

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos (os afro-brasileiros) possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que resistiu por mais de ...

Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são:

  • Capoeira Angola – modalidade mais antiga. ...
  • Capoeira Regional - criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves. ...
  • Capoeira Contemporânea – é uma prática mais recente, surgiu na década de 70.

Apesar de ser uma só, a capoeira pode ser dividida em dois tipos principais: a capoeira angola e a regional.

O Berimbau de boca é um instrumento muito antigo de origem asiática. Foi amplamente difundido na Europa e chegou ao Brasil ainda no século XVI provavelmente através dos colonizadores e missionários portugueses.

Arame de aço carbono

Arame de aço carbono para mola 0,90mm, 1.070 de dureza , rolo com 1kg 200 metros .

O berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo.

uma série sucessiva de, pelo menos, duas notas, formando o sentido expressi- vo musical: o berimbau emite somente dois sons - o som agudo é obtido quando pressionamos o fio do berimbau com o dobrão e batemos nele com a baqueta e o som grave é o obtido batendo-se no fio solto.

Atabaque

Atabaque. Muito usado no candomblé e em danças de origem africana, na capoeira o atabaque acompanha o berimbau Gunga, ambos marcando o ritmo dos jogos. O instrumento é composto por ripas largas de madeira de lei presas por arcos de ferro.

São eles: o berimbau gunga, grave e maior de todos; o berimbau médio, como o próprio nome indica localiza-se numa sonoridade intermediária; e o berimbau viola ou violinha, responsável pelos agudos dessa tríade instrumental.

Suas principais características são: os golpes são jogados próximos ao chão, o ritmo musical é mais lento e há muita malícia. Durante a roda os participantes não batem palmas. Capoeira Regional – Mantém a malicia, mais o ritmo musical e os movimentos são mais rápidos e secos.

- Dobrão é o nome de uma moeda portuguesa/brasileira que circulou durante o reinando de Dom João V (1707-1750), considerada a maior moeda de valor intrínseco já tendo circulado no mundo. Antigamente, nas manifestações de Capoeira era utilizado, para tocar o berimbau (urucungo), um Dobrão.