Qual é a origem do atabaque?
O Atabaque é de origem árabe e foi introduzido na África por mercadores que entravam no continente através dos países do norte, como o Egito.
Qual é a origem do tambor?
Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco (furado). Esses troncos eram cobertos nas bordas com a pele de algum réptil ou couro de peixe e percutidos com as mãos. Os tambores mais antigos descobertos em escavações arqueológicas pertencem ao período Neolítico.
Qual o Orixá do atabaque?
Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alabê (nação Queto), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo rum (o atabaque maior), e pelos ogãs nos atabaques menores sob o seu comando, é o Alabê que começa o toque e é através do seu desempenho no rum que o Orixá vai ...
Como se chama quem toca atabaque?
O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.
Em que ano foi criado o atabaque?
Actualmente, encontra-se mais a utilização do atabaque Rum, sendo este introduzido no conjunto instrumental da capoeira a partir do folclore cénico, feito nos teatros por grupos parafolclóricos da Bahia, a partir da década de 60.
Quem inventou a atabaque?
Inventado pelos escravos que trabalhavam nas charqueadas, na região de Pelotas, sul do Brasil. Há registros que datam seu uso desde 1826.
O que é o significado de atabaque?
1. [ Música ] Tambor cilíndrico baixo, de caixa metálica. 2. [ Música ] Tambor alongado e afunilado.
Como saudar os atabaques?
Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo. seu axé, tocamos três vezes com as costas das mãos. na beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa.
O que a Bíblia fala sobre tambor?
“Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônica, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados.” Ezequiel 28:13.
Quais são os instrumentos musicais da África?
Conheça 5 instrumentos musicais africanos
- Agogô Agogô O agogô é um instrumento de percussão, composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. ...
- Berimbau. Berimbau. ...
- Cuíca. Cuíca. ...
- Kora / Corá Kora. ...
- Tambor falante. Tambor falante.
Quem trouxe o atabaque para o Brasil?
O atabaque chegou no Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana.
Qual o nome dos três atabaques na Umbanda?
São três os atabaques em um terreiro, Rum, Rumpi e Lê, sendo o Rum o atabaque maior com som mais grave, é o atabaque responsável em puxar o toque do ponto que está sendo cantado, no Rum ficaria os Alabê, Ogâ, ou Ogâ de Sala, como é conhecido por todos, seria o Ogâ responsável pelos toques.
Qual a importância dos atabaques?
O som dos atabaques aguça, prepara e estimula todos para a captação de energias. Os atabaques na Umbanda acionam vibrações dos planos material e espiritual. Com a produção de energia calorífica, através do toque no couro, o atabaqueiro fará a mistura com as vibrações das entidades e as vibrações naturais dos médiuns.
Qual o papel do Ogã na Umbanda?
O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.
Que instrumento e esse atabaque?
O que é atabaque? Olha, o atabaque é um tambor em forma de barril que chegou no Brasil muito tempo atrás, junto com povos africanos que foram trazidos pra cá.
Qual é a função do atabaque na capoeira?
Na capoeira, como não poderia deixar de ser, o atabaque se fez presente nos primórdios do jogo. Instrumento que, quando bem tocado, fornece uma beleza maior às baterias, aparece com freqüência nas rodas de capoeira como instrumento de marcação do ritmo estabelecido pelo berimbau.