Qual é a origem de um coelho?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O coelho é proveniente da Península Ibérica e do norte da África. O coelho caseiro tem sua origem a partir da domesticação e criação de coelhos silvestres na Idade Média, principalmente em mosteiros franceses.

O coelho enquanto símbolo pascal se consolidou somente no século XIX, e acredita-se que foi herdado da cultura germânica.

Ela tem ovulação induzida, ou seja, sua ovulação acontece no acasalamento. A reprodução de coelho acontece literalmente a qualquer momento: a fêmea pode ser fecundada logo após dar luz à sua ninhada, sem qualquer inibição causada por conta da amamentação. Os machos também passam o ano inteiro sexualmente ativos.

O coelho é um animal frágil e que se assusta facilmente, tanto que mesmo a voz do dono ou berros de uma criança podem ser interpretados como perigo; qualquer movimento rápido pode ser considerado um ataque de predadores. Nunca grite, pois ele ficará com muito medo e não confiará em você no futuro.

Verduras. As folhas estão entre os alimentos preferidos do coelho! Então, na hora de se perguntar “o que coelho come?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas sem utilizar sal e qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como alface, já que eles podem soltar o intestino.

Solidão, não! A Associação Veterinária Britânica alerta: deixar o seu coelho sozinho causa frustração e medo. Isso porque coelhos são animais sociais, que precisam ter contato com outros bichos da mesma espécie. “Coelhos precisam da companhia de outros coelhos e nunca devem ser deixados sozinhos.

Cavar buracos na terra ajuda o coelho a controlar o comprimento das suas unhas. Fazer isso pode naturalmente lixar as unhas, sendo que, caso contrário, elas continuariam a crescer. Então, se você ver seu coelho cavar, também pode ser como um meio de encurtar as unhas.

E colo é tudo o que o coelho não gosta, garante o veterinário. “Eles não são apropriados para serem carregados, mimados ou acariciados. Os coelhos se assustam com muita facilidade e ao serem levados ao colo por uma criança podem arranhá-la ou mordê-la para se defender”, alerta o médico.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo. Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”.

As lebres (ou coelhos) eram entendidas como um símbolo de castidade, pela crença existente de que elas conseguiam reproduzir-se sem perder a virgindade. Esses animais eram representados como um símbolo da Trindade, importante conceito do Cristianismo.

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, mas saibam que não, os coelhos não podem tomar banho. Isso porque o contato direto com a água pode levá-lo a hipotermia ou estado de choque, e algumas doenças de pele podem aparecer no pet depois do banho.

1) Dentes que crescem sem parar
Enquanto nós, humanos, temos que cortar as unhas e aparar os cabelos de vez em quando, os coelhos precisam cuidar dos seus dentes, que nunca param de crescer. "Exatamente por isso eles precisam estar sempre roendo coisas, para desgastar esses dentes", explica a veterinária Manu Karsten.

feno

A alimentação de um coelho deve ser baseada em três elementos essenciais: feno, granulado e vegetais frescos.

Segure a comida e fale: "[O nome do coelho], vem aqui". Dê um petisco e elogie o coelho verbalmente quando ele se aproximar de você. Isso vai reforçar positivamente aquela ação. Além disso, repita o comando enquanto o animal vier se aproximando.

Continuar lendo É perigoso ter coelho?