Qual é a origem de pobre?

Perguntado por: vmelo8 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

A palavra pobre deriva do latim “pauper,eris”, que significa desprovido do necessário; com poucas posses.

  • pessoa sem recursos; necessitado.
  • pessoa que vive da caridade pública; indigente; mendigo; pedinte.
  • pessoa que inspira comiseração; miserável; infeliz; coitado; desprotegido.

Ora, segundo Jeremias 5, 4-5, os pobres e debilitados são aqueles das classes baixas e dominadas, aqueles que não detêm nem o poder e nem o saber. É difícil olhar para a nossa sociedade hoje e detectar quem são estes? De forma alguma. É cada um que passa fome e frio nas esquinas.

O espaço que o pobre tem no coração de Cristo é o que também devemos manter em nossos corações. Cristo se identifica com o pobre, com o excluído e marginalizado. Portanto, ao manifestarmos nosso amor e cuidado com o próximo, estamos também nos aproximando de Jesus.

A pobreza abraçou largamente a população medieval e fez dos pobres a esmagadora maioria, ao longo do período. A palavra pobre (pauper), por sua vez, sofreu uma alteração significativa.

O contrário de pobre é: Contrário de carente: 1 rico, abastado, abonado, endinheirado, milionário, capitalista, ricaço, ricalhaço, patacudo, apatacado, ourudo, casacudo, lordaço, pecunioso, argentário, fúcaro.

Pobre, hoje em dia, é considerada uma palavra ofensiva. Não é mais “pessoa que tem poucos recursos ou bens materiais”. Quando vão falar de alguém com essas “qualidades”, chamam de “humilde”.

As palavras pobríssimo e paupérrimo existem e são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo pobre. Devem, contudo, se adequar ao tipo de discurso, ou seja, se formal (paupérrimo) ou se informal (pobríssimo).

Lc 16,19-31 – O rico e o pobre Lázaro
Sua inércia, diante daquele homem faminto e desprezado, reflete uma atitude de indiferença, muitas vezes inerente à comunidade humana, habituada a conviver com uma dilacerante realidade social, em que a pobreza, a violência e a injustiça se fazem presentes por toda a parte.

1) Natural da Grécia ou descendente de gregos (#At 16.1). 2) Não-judeu; estrangeiro (#Rm 1.16). 3) Judeu que falava grego, criado fora da terra de Israel (#/RC At 6.1; RA, helenista).

Significado de Raca
adjetivo [Religião] Palavra usada no Evangelho como termo injurioso, equivalente a vil ou desprezível. substantivo masculino Homem sandeu, sem juízo; tolo, idiota, insignificante. Etimologia (origem da palavra raca). De origem semítica.

A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza.

A pobreza no Brasil é derivada da má distribuição de renda e suas origens remontam ao período colonial. Atualmente o Nordeste concentra os maiores índices de pobreza do país. A falta de acesso a serviços básicos, como saneamento, é um dos fatores definidores de pobreza.

os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Jesus ensinou que precisamos alimentar os famintos, abrigar os que não têm teto e vestir os pobres. Quando visitamos os doentes e os presos, é como se estivéssemos fazendo essas coisas pelo Senhor. Ele prometeu que, se fizermos isso, herdaremos Seu reino (ver Mateus 25:34–46).

A pobreza é quando também nos damos conta de quem somos diante de Deus, que nos deu todo o perdão e quer nos tirar dos lugares de cobrança, de mesquinhez e imaturidade para enxergar o bem que Ele nos faz.

A resposta usual à pergunta acima passa pela perda do poder compra do salário influenciada pelo aumento no ritmo dos reajustes de preços. Ou seja, o aumento do custo de vida provocado pela inflação diminui a quantidade de bens e serviços que a grana do trabalhador pode comprar.

Howard Schultz, Larry Ellison, Oprah Winfrey, Ralph Lauren e George Soros são alguns deles.

Getúlio Vargas

Durante o período do Estado Novo, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), aparelho de publicidade da Era Vargas, dirigido por Lourival Fontes, referia-se a Getúlio Vargas como O pai dos pobres, implantando na população brasileira o 'culto à personalidade' do presidente.

Getúlio Vargas

O "pai" dos pobres freou as liberdades individuais. Com certeza, Getúlio Vargas promoveu importantes reformas trabalhistas e sociais, mas estas não são obrigações do Estado? Na verdade, Vargas manobrou os indivíduos e imprimiu nas mentes dos sujeitos sociais a alienação.

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.