Qual é a origem de brócolis?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O brócolis é uma hortaliça de inflorescência, originária da Região Mediterrânea. Pertence à família Brassicácea, assim como a couve comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião.

Os brócolis ou brócolos (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, couve-nabo entre outras.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

O brócolis foi criado a partir de um ancestral da couve em 1500, selecionando os grupos de flores maiores, que são colhidos antes de florescer. A couve-flor foi desenvolvida a partir de uma das centenas de variedades de brócolis.

Originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no século XVI. É uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores), da família Brassicácea, assim como o repolho, o brócolis e a couve comum.

O brócolis ou o brócolos (Brassica oleracea Grupo Italica ou Brassica oleracea variedade italica) é uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais.

Mas, há dois tipos de brócolis, de acordo com a Embrapa: o de cabeça única que é comercializado em unidades e o ramoso que é vendido em maços com talos e folhas.

O brócolis é uma variedade de Brassica oleracea e é uma planta herbácea, de caule longo e ereto, com folhas de nervuras pouco salientes e pedúnculos compridos. No Brasil, cultivam-se dois tipos de brócolis: o ramoso e o de cabeça.

Os alimentos de origem vegetal são aqueles obtidos a partir de partes vegetais como folhas, raízes, caules e frutos.

O brócolis é uma hortaliça do gênero Brassica, espécie Brassica oleracea L var. italica, que se destaca por sua ampla importância econômica, sendo uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Essa planta é originada das regiões costeiras ocidentais e ilhas do Mar Mediterrâneo.

Brócolis cozido ou cru? Proporciona maiores benefícios à saúde quando ingerido cru. Um estudo descobriu que os níveis sanguíneos do composto sulforafano, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer, foram cerca de 30% mais altos nos indivíduos quando eles comeram brócolis cru em comparação ao cozido.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

"O tronco do brócolis pode ser aproveitado em sopas, assim como os talos”, avisa. As flores, usadas em saladas e outras receitas, devem ser, antes, bem lavadas. O recomendado é cozinhar a vapor, sempre com pouca água. "Se colocar muita água na panel, o brócolis vai perdendo as propriedades”, alerta a nutricionista.

O segundo episódio da terceira temporada do The Masked Singer Brasil trouxe mais uma revelação daquelas! A Broco Lee foi a desmascarada da vez e o público descobriu que era ninguém mais ninguém menos que Erika Januza.

Chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos, em 1900, e até hoje seu verde profundo colore nosso prato.

A planta é originária da região do Mediterrâneo. Sabe-se que os egípcios já usavam as folhas do repolho; na Grécia o mesmo era considerado uma fina iguaria. Na região central do repolho é situada a parte comestível da hortaliça, denominada popularmente como “cabeça”.

É uma hortaliça originada da costa do Mediterrâneo e pertence à família das brássicas, assim como o repolho, o brócolis, a couve-flor e o rabanete. Na Europa e EUA, é mais comum o consumo da couve de folhas crespas. No Brasil, somente são plantadas couves de folhas lisas, sendo as do grupo manteiga as mais comuns.

Qual a diferença do brócolis para o Couve-flor? Embora existam muitas semelhanças nutricionais entre os dois vegetais, também existem algumas diferenças. Por exemplo, o brócolis contém uma quantidade maior de vitaminas C e K, enquanto a couve-flor fornece um pouco mais de ácido pantotênico e vitamina B-6.

No Brasil, a estimativa para a área cultivada com brócolis é de 15 mil hecta- res, com maior concentração nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Destaque para o Estado de São Paulo como princi- pal produtor de brócolis do País, com área estimada em 3 mil hectares plantados.

Suas folhas possuem limbo lobado na base e bordas onduladas e suas flores são imperfeitas, com formato semelhante à de um sino, todas reunidas em uma inflorescência do tipo capítulo. O tamanho dos botões florais é variável e possuem colorações encontradas do verde-escuro ao verde-arroxeado.