Qual é a origem das danças urbanas?

Perguntado por: handrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão.

DJ Kool Herc

A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.

O termo Danças Urbanas é usado para descrever danças que surgiram em contextos urbanos. Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc.

1. Breakdance ou breaking. O breaking é um dos estilos mais lembrados da cultura hip hop. Se caracteriza por muitos saltos, giros, movimentos de chão, piruetas e torções.

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Popping, waacking, locking, vogue, animation, dancehall, stiletto.

Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.

O street dance trabalha habilidades de coordenação, equilíbrio e ritmo, desenvolvendo a expressão corporal e conscientização de equipe, o que a faz desta atividade uma aula desafiadora tanto para o aluno quanto para o professor.

As danças urbanas têm como finalidade proporcionar aos seus adeptos uma forma de autoafirmação perante a sociedade, demonstrando um movimento de resistência marcado pelo empoderamento da cultura negra e urbana.

No Brasil, a dança de rua começou a “engatinhar” em meados de 1982, por meio de manifestações de dançarinos amadores, e somente em 1991 se tem registros desta prática, através do surgimento de grupos específicos de dança de rua e locais destinados ao desenvolvimento desta expressão de dança (CIRINO, 2002).

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

Um jeito de dançar com ritmo mais rápido, uma vertente do rap mais agressiva. É caracterizado por movimentos livres, expressivos, de improviso, raramente são coreografados.