Qual é a origem das cantigas?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.

Os autores das cantigas eram os trovadores, nome que deu origem ao Trovadorismo. Esses trovadores pertenciam ao clero ou à nobreza, entre as camadas populares, quem cantava e executava as canções, mas não as criava, eram os jograis.

O que são cantigas? Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. E é comum em todo o Brasil fazendo parte do folclore brasileiro. Forma-se uma roda de cantiga com um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música de letras de fácil compreensão.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

As cantigas de amor surgiram entre os séculos XI e XIII influenciadas pela arte desenvolvida na região da Provença, no sul da França. A influência do lirismo provençal foi intensificada com a chegada de colonos franceses na Península Ibérica e que foram lutar contra os mouros ligados a Provença.

O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu durante a Idade Média, mais precisamente no século XI, no sul da França. Por isso, esse movimento se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV quando começou o Humanismo.

Assim, temos:

  • 1 - Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; ...
  • 2 - Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; ...
  • 3 - Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; ...
  • 4 - Cantigas de maldizer.

É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

Os trovadores criavam cantigas, as quais marcaram a produção literária da época. O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.

Através das cantigas de roda, pode-se trabalhar a coordenação motora, estimular a memória, exercitar a comunicação oral, a criatividade, o vocabulário, a socialização, o trabalho em equipe, o respeito às outras pessoas e ao meio ambiente, entre outras contribuições.

As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.