Qual é a origem da rapadura?

Perguntado por: omoreira3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A rapadura tem origem no continente europeu e surgiu no século XVI. Foi uma solução criada para substituir o açúcar nas longas viagens, já que o adoçante granulado era mais perecível, pois umedecia e melava facilmente.

Tipos de rapadura
A produção do doce de cana evoluiu tanto que hoje em dia é possível encontrar rapadura de doce de leite, de amendoim, de laranja, goiaba, jaca, abacaxi, coco, gengibre, gergelim, leite em pó e até mesmo de queijo.

A rapadura pode ser utilizada como fonte de carboidratos substituindo ou alternando a utilização com gel de carboidratos, frutas, bebida esportiva, caldo de cana ou água de coco.

Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual.

No último domingo (23), Santa Cruz da Baixa Verde, uma pequena cidade de 13 mil habitantes, no sertão pernambucano, entrou para a história dos recordes nacionais e quiçá mundiais. A cidade agora é recordista, no item a Maior Rapadura do Brasil, pesando 8.176 toneladas.

É importante lembrar que a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, diabetes, triglicerídeos e colesterol elevados.

“Este título garante a visibilidade que a rapadura feita em Santa Cruz da Baixa Verde merece no país e no mundo”.

Entre as quatro cidades que iniciaram o povoamento do solo gaúcho, Santo Antônio da Patrulha comemora mais um ano de existência. Chegamos aos 261 anos neste 31 de agosto de 2021.

Assim, a rapadura pode melhorar o condicionamento físico e saúde em geral, pois é um adoçante natural, mais saudável que o açúcar refinado que é carregado de substâncias não muito benéficas ao organismo.

A rapadura é o açúcar da cana sem nenhum tipo de refinamento. Para a sua produção, o caldo de cana é fervido até se transformar em uma barra sólida.

História da maior Rapadura do Mundo
A primeira rapadura confeccionada, pesou 2 mil quilos, a ideia era homenagear a chegada do ano 2000. Nos anos seguintes, o peso foi aumentando, em 2017/2018/2019 foi confeccionada uma rapadura de 5 mil quilos. Em 2022, Valdemir preparou uma Rapadura com mais de 8 mil quilos.

Rapadura é açúcar, muito açúcar. Rapadura é doce, muito doce. Mas rapadura contém nutrientes, muitos nutrientes, então se é para adoçar, que seja com rapadura! A rapadura é basicamente o açúcar sem refinamento algum – apenas o caldo de cana cozido até reduzir e se transformar numa barra sólida.

"Muita gente considera a preta a 'oficial' e a branca com mais açúcar. Mas a verdade é que a primeira fica com essa cor porque não retiramos a borra do caldo da cana. Assim, o sabor fica um pouco diferente da segunda".

O açúcar mascavo é um produto de composição, sabor e estrutura semelhante à rapadura triturada, porém de mais fácil utilização. Trata-se de um produto simples, sendo obtido com a mesma técnica empregada no processo de produção da rapadura, sendo, entretanto, interrompido um pouco antes, com a massa ainda bem mole.

O humorista e ator Charles Guttenberg, 57 anos, mais conhecido como Rapadura, morreu na tarde desta terça-feira (26), em Jundiaí (SP). O artista era popular por seu quadro em A Praça É Nossa, do SBT.

Taiada é um doce típico da cidade brasileira de Caçapava, no estado de São Paulo, feito a partir da garapa (caldo da cana), com farinha de mandioca e gengibre que proporciona uma textura esfarelada e realça o sabor acentuado da especiaria.

A Festa da Rapadura realizada no quilombo do Prata, pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais em São Félix do Tocantins, entre os dias 1 e 3 de julho, conta com o apoio do Sebrae e da Energisa por meio do projeto Energia Para Crescer.

Comprar RAPADURA PURA 1kg - a partir de R$19,59 - Organi Mercado.

No Brasil, até o século XIX, a cana-de-açúcar utilizada para fabricar rapadura era a crioula. Depois, veio a caiana, que é a mais resistente a pragas e, posteriormente, surgiram inúmeras outras variedades, como a cana rosa, fita, bambu, carangola, cabocla, preta, entre outras.

A rapadura é um prato muito presente no nordeste brasileiro e que é consumido de diferentes formas e jeitos. Ela pode ser servida sozinha, como uma sobremesa, ou junto com outro doce, como o famoso pé-de-moleque, por exemplo.

Conforme a nutricionista, o diabético deve cortar de sua dieta o açúcar (substituir por adoçantes), mel, melado, caldo de cana, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo e consumo excessivo de sal também são ...