Qual e a origem da porta?

Perguntado por: aaraujo7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os primeiros a concederem as portas da maneira que estamos acostumados, foram os gregos antigos. Pouco tempo depois, inclusive, foram os mesmos gregos que inventaram as portas automáticas. A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história.

Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

1. Abertura para entrar ou sair. 2. Peça que fecha essa abertura.

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10, 9-11.

Resposta. Origem de porta vem do latim portalis. Vem da palavra em latim também, portum, que significava lugar onde se passaria para outro lugar.

Explicação: Os gregos antigos foram os primeiros a terem portas que se abriam automaticamente.

Falar mal de alguém ou de alguma coisa.

“Do hebraico dal, délet, sa'ar e do grego thyra e pyfê, pylõn, a palavra porta significa uma abertura que permite a entrada e a saída das pessoas de uma casa, um edifício, ou de uma cidade.

Dar uma oportunidade, aceitar a participação de alguém.

Quanto ao processo de fabricação, existem 3 tipos principais: maciço, oca e semi-oca. As portas de madeira maciça são feitas 100% de madeira, sendo mais indicadas para as portas de entrada. Já as portas de madeira oca e semi-oca são mais simples e menos resistentes, sendo indicadas para as portas internas.

Tem os derivados Portada, Portadeiras, Portado, Portais, Portal, Portaleiro, Portalinha, Portaneiras, Portaria, Portas, Porteira, Porteirinhos, Porteiro e Portinha.

A porta de madeira é a opção mais buscada para compor a entrada de uma casa. E essa preferência tem motivo: só ela é capaz de aliar beleza única com durabilidade e resistência, o que oferece segurança para quem mora no local e impressiona todos os visitantes.

Está é uma das principais diferenças entre marceneiros e carpinteiros. A carpintaria é uma das profissões mais antigas da humanidade e abrange uma série de trabalhos, tais como: escadas, portas, soalhos, telhados e até obras de menor dimensão mais comum na construção naval.

As portas de Entrada/Saída - I/O (Input/Output) servem para receber e passar informação para fora, para periféricos em geral, utilizando protocolos de comunicação.

A Cidade Velha de Jerusalém está protegida por oito portas, em cujos nomes está escrita a história de Jerusalém. Da famosa Porta de Jaffa até à misteriosa Porta Dourada, todas elas têm alguma peculiaridade.

Este princípio foi ensinado pelo Salvador, ao dizer: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7:13–14.)