Qual é a origem da parlenda?

Perguntado por: idantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.

Conheça diferentes tipos de parlendas

  • Parlendas de tirar. As parlendas de tirar são utilizadas geralmente para sortear o início de um jogo ou brincadeira. ...
  • Parlendas de arreliar. ...
  • Parlendas de pedir. ...
  • Parlendas de pular corda. ...
  • Parlendas para brincar com os bebês. ...
  • Parlendas de brincar. ...
  • Parlendas de acabar.

– o desenvolvimento cognitivo, pois colocam a criança em contato com desafios linguísticos que serão explorados nas parlendas; – o desenvolvimento motor por meio da ampliação de experiências expressivas e corporais que possibilitem movimentação ampla nos momentos da brincadeira.

Se você quer saber o que são parlendas, veio ao lugar certo. Basicamente, trata-se de um gênero textual que engloba rimas ritmadas e de fácil memorização.

Parlendas são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral popular.

As cantigas chegaram até nos por meio dos cancioneiros, coletâneas (reuniões) de poemas de vários tipos, produzidos por muitos autores.

5 Exemplos de parlendas do folclore brasileiro

  1. 1 – Domingo. Hoje é domingo. Pede cachimbo. ...
  2. 2 – Batatinha quando nasce. Batatinha quando nasce. espalha a rama pelo chão. ...
  3. 3 – Lá em cima do piano. Lá em cima do piano. ...
  4. 4 – Uni, duni, tê Uni, duni, tê, ...
  5. 5 – Um, dois, feijão com arroz. Um, dois, feijão com arroz,

Cantigas de roda são cantadas nas brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. Parlendas são textos de tradição oral com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não.

AS PARLENDAS SÃO TEXTOS CURTOS, ALGUNS RIMADOS, COM UMA ESTRUTURA REPETITIVA QUE MARCA UM RITMO, PRODUZINDO CERTA MUSICALIDADE. TRAVA-LÍNGUA É UM JOGO DE PALAVRAS QUE FAZ PARTE DA LITERATURA E DA CULTURA POPULAR. EM SUA ESSÊNCIA, TRAVA-LÍNGUAS SÃO FRASES DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR, POIS POSSUEM SÍLABAS COM SONS PARECIDOS.

Leia uma de cada vez, algumas vezes, mas, observando o interesse das crianças e a forma como interagem com a leitura. Incentive que repitam e recitem com você. Mas lembre-se de que esse pode ser o primeiro contato das crianças com a parlenda.

Tratando-se de alfabetização com parlendas, o ideal é que a criança seja exposta ao texto em seus mais diversos formatos. “São indicadas atividades que a ajudem a pensar a relação do som e da fala, de fonema e grafema, do que se fala e do que se escreve”, resume Gobbo.

Parlendas são versos infantis recitados oralmente e que podem ser utilizados em diversas brincadeiras.

QUANDO UMA PALAVRA TERMINA COM O MESMO SOM DE OUTRA, DIZEMOS QUE SÃO PALAVRAS QUE RIMAM. 2. COPIE EM SEU CADERNO A PARLENDA “HOJE É DOMINGO”. 3.

As parlendas chegaram ao Brasil com os portugueses, que as chamam de cantilenas ou lenga-lengas. Aqui ganharam novas cores e sonoridades, enriquecidos pelas contribuições linguísticas e culturais dos povos indígenas e africanos.