Qual é a origem da parábola?

Perguntado por: emoura3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

“Parábola” provém da palavra grega parabole, que é uma palavra com- posta que significa literalmente “colocar de lado” (CHEUNG, 2003, p. 4). No uso bíblico, parábola é o contraste ou comparação entre uma realidade natural com uma verdade espiritual (CHEUNG, 2003, p. 4).

Para que isso aconteça, uma boa opção para os pais cristãos é ler com eles as parábolas – aquelas histórias contadas por Jesus, que sempre trazem algum ensinamento, e também possuem função educativa além do cunho religioso. Elas são parecidas com as fábulas e podem ensinar algumas virtudes aos pequenos.

O termo hebraico mashal, traduzido comumente por “parábola” provém da raiz m. sh. l., que significa: 1) comparar; 2) contar um mashal, uma parábola; 3) governar.

Assim, conforme a visão do Doutor Angélico, o uso das parábolas mostram a misericórdia e a justiça de Deus por compreender aqueles que não eram capazes de receber tal doutrina em razão dos prejulgamentos messiânicos, completamente opostos à realidade evangélica.

O pastor deixou as 99 ovelhas e foi procurar a perdida. Quando a encontrou, ficou muito feliz. O pastor levou a ovelha para casa e chamou todos os amigos e vizinhos para comemorar com ele porque havia encontrado a ovelha perdida. Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Conforme ofereci durante o Debate no Vejam Só, segue a relação com todas as 41 PARÁBOLAS da bíblia sagrada, sendo 2 parábolas no Antigo Testamento e 39 no Novo Testamento, e mais a famosa e polêmica história contada por Jesus, sobre “Rico e Lázaro”..

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

A Coleção Parábolas reúne oito das mais encantadoras parábolas contadas por Jesus e registradas nos Evangelhos: o bom samaritano, o semeador, os talentos, a moeda perdida, a ovelhinha perdida, o grão de mostarda, o filho pródigo, o fariseu e o publicano.

A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo. Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos.

4 sinônimos de parábola para 2 sentidos da palavra parábola: 1 metáfora, símbolo, representação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 alegoria.

Em Mateus temos 18 parábolas, sendo 11 exclusivas.

Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.

Neles se cumpre a profecia de Isaías: 'Ainda que continuamente estejais ouvindo, jamais entendereis; mesmo que sempre estejais vendo, nunca percebereis. No entanto, isso ocorreu para que se cumprisse o que fora dito por meio do profeta: … I will open. Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Amar a Deus e ao próximo
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

O método de ensino que Jesus mais usava eram parábolas. São 44 parábolas registrados nos evangelhos sinóticos. Elas eram narrativas, imaginadas ou verdadeiras, que Jesus apresentou com o fim de ensinar uma verdade.

Uma mulher tinha dez dracmas (ou moedas) de prata e perdeu uma. Ela a procurou pela casa inteira. Por fim, encontrou-a e ficou muito feliz. Então chamou os amigos e vizinhos e contou o que tinha acontecido.

Disse Jesus: O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas se extraviou, e era a maior de todas. Ele deixou as noventa e nove e foi em busca daquela única até achá-la. E, depois de achá-la, lhe disse: eu te amo mais do que as noventa e nove.