Qual é à origem da palavra máscara?

Perguntado por: omorgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O termo máscara também, em sua etimologia, remonta à língua árabe, do vocábulo máshara, que denota 'bufão, personagem ridículo'.

Fig. 5 - Máscara do Antigo Egito, cerca de 664-535 a.C. Na Grécia antiga surgiram as máscaras teatrais durante as festividades de Dionisio, deus do vinho e da fertilidade.

Comecemos pelas luvas. É uma palavra que partilhamos com os galegos e que tem uma curiosa origem pouco latina. Vem do gótico, a língua dos Visigodos. Nessa língua, «lofa» significava «palma da mão» — daí à nossa «luva» foi um saltinho.

A máscara surge como objeto ritualístico ainda na pré-história, representando, muitas vezes, figuras e mitos da natureza. Rituais e cerimônias religiosas utilizavam a máscara como objeto sagrado e de comunicação espiritual, em um contexto ritual a pintura facial pode, também, ser entendida como máscara ritual.

Significado de Mascarado
adjetivo Que usa máscara.

Em 1994, esta história em quadrinhos foi adaptada no filme "The Mask" que traz Jim Carrey no papel do Máskara / Stanley Ipkiss.

Os nativos brasileiros, em suas cerimônias, portavam máscaras simbolizando animais, pássaros e insetos; na Ásia, elas eram assumidas tanto em ritos espirituais quanto na realização de casamentos; em várias tribos primitivas, os índios mais velhos usavam máscaras em cerimônias de cura, para expulsar entidades negativas, ...

Stanley Ipkiss

Por isso, o primeiro a vestir a máscara foi Stanley Ipkiss, mas acabou sendo morto pela própria namorada.

O uso de máscaras é uma característica dos povos da África Subsaariana (ao sul do deserto do Saara). Um povo pode ter dezenas de máscaras diferentes e, entre os numerosos povos do continente, elas variam em estilo, tamanho, material utilizado, usos e significados.

As principais funções de uma máscara são para disfarce, símbolo de identificação, transfiguração, representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, rosto de animais, participação em rituais e interação com dança ou movimento.

Existem máscaras africanas, chinesas, da Indonésia, japonesas e regionais, inspiradas livremente em outras cultuas e histórias, gerando resultados únicos e criativos que podem trazer incríveis impactos visuais no cômodo escolhido para abrigar as máscaras.

Tricô não são três côs, essa palavra vem do Francês tricot, “agulha para tecer”, originalmente “vara, bastão”, nada a ver. Pare de bobagem e aprenda que a trípode, o banquinho de três pernas, vem de tri mais o Grego pous, “pé”.

Resposta: Essa palavra foi feita a partir do Grego TELE-, “longe”, mais PHONÉ, “som”.

As máscaras eram instrumentos essenciais no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego. As mulheres não participavam das atuações, pois não eram consideradas cidadãs. Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os sexos.

Máscaras emocionais são uma espécie de disfarce criado como uma forma de proteção. Trata-se de uma distorção da personalidade para ser mais aceito, para não demonstrar a dor que está sentindo ou, simplesmente, para conseguir se adaptar e sobreviver ao ambiente no qual se está inserido.

Se calcula que tenham surgido entre 500 e 300 a.C. e eram usadas como símbolo de identificação, representando personagens estereotipadas. O objetivo era evidenciar o carácter do personagem e a sua personalidade.

mascarado {masculino}
masked {subst.}

máscara substantivo, feminino (plural: máscaras f)
A fantasia inclui uma máscara que cobre inteiramente o rosto.

adjetivo Envolto em mortalha. Vestido com simplicidade e modéstia, como quem morreu para o mundo. Etimologia (origem da palavra amortalhado). Particípio de amortalhar.

Continuar lendo E máscara ou máscara?