Qual é a origem da palavra lírica?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O vocábulo “lírico” surge do latim lyricus, e encontra-se associado a um instrumento musical, a lira, cujo objeto foi muito utilizado pelos gregos no período clássico.

lírico

  1. LITERATURA, MÚSICA diz-se do género literário ou musical em que o autor exprime a sua subjetividade.
  2. dizia-se, na Antiguidade, da poesia que se podia cantar ao som da lira.
  3. diz-se da composição poética que pode ser cantada.
  4. relativo à ópera.
  5. que exprime sentimentalismo.

Significado de Lítico
adjetivo Relativo à pedra, que rompe, que influi na destruição da célula.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia.

Poesia que foca na exposição de emoções e sentimentos
O gênero lírico é um gênero literário cultuado desde os tempos da Antiguidade. Do latim, “lyricu”, o nome faz referência ao instrumento musical de corda (lira) que os rapsodos (nome dado as pessoas que tocavam lira) tocavam enquanto declamavam poemas.

Características do gênero lírico
Ocorre a exteriorização de um mundo interior; Apresenta um caráter subjetivo; As palavras são usadas no seu sentido conotativo; Apresenta muitas figuras de linguagem.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

Alguns subgêneros de textos líricos são: Soneto - poema de forma fixa, formado por catorze versos (dois quartetos e dois tercetos). Poesia - texto poético formado por versos que se agrupam em estrofes. Ode - poema de exaltação composta para ser declamada ou cantada.

eu lírico é a voz que enuncia o poema. Pode ser mais próximo ou mais distante do autor, mas jamais deve ser confundido com o poeta. O eu lírico é um elemento fundamental da poesia.

Criada pelo poeta, essa voz apresenta as reflexões, sentimentos, sensações e emoções de um sujeito fictício que discursa em primeira pessoa (Eu).

A Arte Plumária designa um tipo de arte feita exclusivamente com penas e plumas de aves. Essa arte repleta de simbolismo foi e continua sendo uma das criações estéticas mais desenvolvidas pelas culturas indígenas, sobretudo no Brasil.

Do latim porta (la).

O significado básico da tradução de fato é escrever, a partir de um texto-base em uma língua, um novo texto em outro idioma, mas essa tarefa não se resume a um fazer mecânico.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

Exemplos de gênero lírico
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.