Qual e a origem da palavra inverno?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A palavra inverno tem origem no termo hibernum, palavra do latim que designa tempo frio, chuvoso e invernal. Dessa maneira, o seu significado está atrelado à principal característica do inverno, que é a queda das temperaturas.

A palavra primavera é derivada do latim "primo vere" e significa "primeiro verão". No passado, o ano era dividido em dois períodos: a estação mais quente, celebrada pelo florescimento e a estação mais fria, celebrada pela colheita.

A palavra verão deriva do latim vulgar veranum, que significa tempo primaveril ou primaveral.

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

CALOR – do Latim calor (acento no “A”), “qualidade do que é quente, calor”. Daí derivou caldus, “quente”. Em nosso idioma, essa acepção passou a ter a forma “cálido”; o outro derivado, “caldo”, acabou virando o nome de um determinado prato.

4 sinônimos de inverno para 2 sentidos da palavra inverno: 1 invernada. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 velhice, senilidade, idade.

2 calor, quentura, brasa, ardor, ardência, soalheira, soleira, calma, queimor.

winter s (plural: winters)

Ou seja, para os povos antigos, tudo o que não era verão não era bom. Por consequência, o outono era chamado de “tempus autumnus”, que significa “tempo do ocaso”. A estação era conhecida como o período do ano em que as temperaturas começavam a cair e os dias ficavam mais curtos.

A origem da palavra outono vem do latim autumnus, que significa amadurecer. Equinócio é o evento astronômico que marca o início dessa estação. No Brasil e no resto do hemisfério Sul, o outono, também chamado de "outono austral", começa entre 20 e 21 de março e termina entre 20 e 21 de junho.

O outono é uma das quatro estações do ano e representa a transição entre o verão e o inverno. Por isso, ele apresenta características que se assemelham ao verão e ao inverno. É conhecido como o período de colheitas, porque é o momento em que se inicia a queda de folhas e frutos.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

A palavra termo deriva do latim "terminus", que significa fim, limite.

Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.

O inverno está assim associado aos Rins e ao medo. Esta estação, que se caracteriza pelo clima frio, traz consigo uma energia de recolhimento e introspecção, de interiorização e conservação. O inverno é a estação mais Yin de todas. O Yin, neste contexto, simboliza o nosso lado mais emocional, passivo e interior.

O inverno pode nos trazer a imagem daqueles momentos na vida em que tudo parece inerte para quem está de fora, mas por dentro sentimos que é a quietude e a introspecção necessárias, que antecedem importantes movimentos na vida.

Palavras que rimam com Inverno: Governo. Averno. Antigoverno.

O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

Mas os gregos foram os primeiros a estudar o calor e a temperatura. Muitos gregos, principalmente Aristóteles, acreditavam que os quatro elementos responsáveis pela formação do universo eram: a água, o fogo, a terra e o ar, sendo que o fogo era seco e quente.

O contrário de gelo é: Principais antônimos de gelo: 1 afetuosidade, sensibilidade, sentimentalidade.

1 bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, ...