Qual é a origem da palavra denegrir?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Segundo o site Dicionário Etimológico, o termo tem origem no latim "denigrare", que significa "tornar escuro".

Denegrir
Por atribuir um caráter negativo a algo que seja negro, pode ser considerado racista e ofensivo. Pode ser substituída por difamar ou caluniar.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sempre que nos quisermos referir ao ato de depreciar e desacreditar a reputação de alguém ou de tornar alguma coisa negra ou escura, podemos usar os verbos denegrir ou denigrir.

Contar com testemunhas também é importante no processo, assim como registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia da sua cidade. Além disso, é aconselhável buscar assessoria jurídica junto a um advogado especializado em casos de difamação. O profissional lhe auxiliará com todos os passos jurídicos do processo.

“Cor do pecado”: Utilizada como elogio, se associa ao imaginário da mulher negra sensualizada. A ideia de pecado também é ainda mais negativa em uma sociedade pautada na religião, como a brasileira.

Ofender através de insultos: 1 insultar, injuriar, ofender, atacar, destratar, enxovalhar, ultrajar, vituperar, agredir, afrontar, invectivar, agravar, atingir, descompor, desacatar.

Denegrir
Utilizado como sinônimo de difamar ou caluniar, reforça, mais uma vez, ser negro como negativo, ofensivo", diz o "dicionário" da Defensoria Pública da Bahia.

A Lista negra é uma lista de números de telefone dos quais você não deseja receber chamadas. Para bloquear uma chamada, adicione um número de telefone à lista. Os contatos adicionados à lista negra não mais serão capazes de contatá-lo.

Com base na etimologia, acredita-se ainda que o termo criado-mudo seja uma tradução literal do inglês “dumbwaiter” e teria sido uma tradução literal para a língua portuguesa, mas que, na época da hegemonia britânica, teria feito correlação aos moveis de elevador para subir e descer talheres.

Palavras que ofendem: termos racistas para pararmos de usar já!

  • Denegrir. ...
  • Inveja branca. ...
  • Criado-mudo. ...
  • Cabelo ruim, cabelo duro ou cabelo de bombril. ...
  • Cor de pele. ...
  • Da cor do pecado.

Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

São eles: calúnia (CP, artigo 138), difamação (CP, artigo 139) e injúria (CP, artigo 140). A calúnia tutela a honra objetiva do indivíduo, ou seja, a sua reputação. O verbo caluniar significa imputar falsamente fato definido como crime.

Para isso, profissionais do direito explicam que o primeiro passo é juntar todas as provas possíveis, como mensagens de celular, gravações e também testemunhas. Em seguida, é indicado que a vítima da calúnia procure uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (BO).

Branco

Branco: Perdão, paz, pureza, verdade, proteção e sinceridade. Vermelho: paixão, emoção, fogo, atração, fidelidade, auto-estima e coragem.

PRETA DE SOUZA (Taís Araújo) – Preta é uma jovem mulher maranhense, de bom caráter, bem humorada e romântica. Criada pela mãe, dona Lita (Solange Couto), nunca conheceu o pai.

O negro e o escuro, por oposição, remetem para o pecado e para o Inferno, manifestando-se mais uma vez a oposição claro/escuro, que simboliza a que se estabelece entre o bem e o mal, e a pureza e o pecado.