Qual é a origem da palavra demografia?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 14 votos

A demografia (do grego demos, povo, e graphein, escrita) é uma área das ciências sociais que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

ABORDAGENS DO ESTUDO DA POPULAÇÃO
O termo demografia surgiu na França em meados do século XIX, embora algumas das suas ideias já tivessem uma história mais antiga e anteriormente eram conhecidas como aritmética política ou estatística humana.

A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território. Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta.

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.

Estudo demográfico criado por Thomas Malthus
Considerado o “pai da demografia”, o economista britânico foi o primeiro a estudar com profundidade o crescimento populacional.

Thomas Robert Malthus

Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford, condado de Surrey, 13 ou 14 de fevereiro de 1766 — Bath, 23 de dezembro de 1834) foi um clérigo anglicano, economista e matemático, iluminista britânico, considerado o pai da demografia, por sua teoria de controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo ...

Ela foi desenvolvida mediante as observações realizadas por Malthus do crescimento populacional em curso na Inglaterra, em um contexto de Primeira Revolução Industrial, e também nos Estados Unidos.

São o conjunto de dados relativos a aspectos populacionais - idade, gênero, tamanho e tipo de família e classe econômica.

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de ...

As características que assumem a mortalidade (óbitos), a natalidade (nascimentos) e a migração (mobilidade espacial da população) em uma realidade social específica, assim como a inter- relação entre esses fatores, constitui o que se denomina de dinâmica demográfica.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

As questões demográficas que geralmente fazem parte de pesquisas de mercado ou pesquisas de segmentação de mercado, oferecem aos criadores de pesquisas informações sobre a idade, o sexo ou o estado civil de um participante.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

Saiba como medir a densidade demográfica
A conta é simples: número de pessoas / dimensão do espaço em km². Foi assim que se chegou, por exemplo, à densidade demográfica do Vaticano: o pequeno Estado tem 1.891 habitantes/km², quarta maior densidade populacional do mundo.

A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas. A Geografia da População, por sua vez, corresponde ao estudo dessas dinâmicas e suas relações com o espaço geográfico, onde as populações são vistas como agentes e produtos das relações sociais, econômicas, naturais e culturais que compõem o meio.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.