Qual é a origem da palavra conflito?

Perguntado por: rcavalcante9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A DINÂMICA DOS CONFLITOS FAMILIARES E SUA VISÃO SISTÊMICA Investigando a etimologia da palavra “ conflito ” , encontra-se que vem do latim conflictu , de confligere , que significa choque, embate de pessoas, oposição.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, o conflito é o choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, há conflito.

O conflito permite: Descobrir o que há a fazer. Descobrir onde estou e expressá-lo ao outro. Encontrar uma solução nova que possa satisfazer as necessidades das duas partes.

Luta; oposição; disputa.

Divergências de ideias: 2 divergências, oposições, desacordos, discórdias, discordâncias, antagonismos, desavenças, desentendimentos, dissidências, desinteligências, dissensões, dissentimentos, incompatibilidades, inconformidades, choques, revoltas.

“A teoria do conflito defende que a divisão da sociedade em classe burguesa e operária gera conflitos devido às suas naturezas”, explica. Segundo o juiz, o conflito é resultado direto da divisão social pelo poder e riqueza.

Relação entre dois poderes ou dois princípios cujas aplicações exigem num mesmo objeto determinações contraditórias. Há, em particular, conflito de deveres quando, na sua moral aplicada, um mesmo ato parece ao mesmo tempo legítimo e ilegítimo conforme a regra com a qual se relacione.

A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais. Para além dos conflitos em andamento, existem ainda zonas de grande tensão geopolítica, como é o caso da Coreia do Norte e do Irã.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

4.4 Níveis de conflito
Os conflitos podem ser intrapessoal (conflito interno), interpessoal (conflito entre pessoas), intragrupal (conflito dentro do grupo) ou intergrupal (conflito entre grupos).

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

Conceito de conflito
Conforme Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias.

Os conflitos, positivos e negativos, estão presentes na rotina das pessoas, podendo ser observados em qualquer ambiente.

A seguir listamos alguns dos principais tipos de conflitos entre pessoas ou grupos.

  • Conflito latente. Tratam-se de conflitos não declarados. ...
  • Conflito percebido. O conflito percebido é aquele em que os envolvidos já têm consciência e uma maior clareza de sua existência. ...
  • Conflito sentido. ...
  • Conflito manifesto.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.

Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima.

Na conversa com os mais novos, pode considerar:

  1. Fazer uma pergunta e estar disponível para ouvir. Comece por fazer uma pergunta. ...
  2. Ser claro e honesto. Responda às perguntas de forma clara, real e ponderada. ...
  3. Apoiar e validar sentimentos. ...
  4. Evitar o consumo excessivo de informação. ...
  5. Educar para a paz.