Qual é a origem da palavra azeite?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

A palavra azeite deriva do idioma do idioma árabe ´az-zait´que quer dizer suco de azeitona. Também conhecido como ''ouro liquido'', graças à denominação dada por Homero, há milhares de anos atrás.

No grego temos elaion, “azeite de oliveira”.

Quando uma pessoa morria, por exemplo, seu corpo era coberto com folhas de oliveira, para que ela pudesse ter a proteção dos deuses. O azeite de oliva também era usado pelos gregos que realizavam sacrifícios para os deuses, porque se acreditava que ele tinha o poder de purificar os animais.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água.

No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.

O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).

A diferença entre óleo e azeite tem a ver com o processo de fabricação dos ingredientes. Enquanto o primeiro produto é feito por pressão, o segundo é tratado com solventes purificados ou refinados. Apesar disso, o óleo passa pelo mesmo tipo de produção que o azeite, devendo ser reduzido, mas não banido da sua rotina.

A "mó" é o elemento essencial na extração do óleo. Trata-se, como se vê na imagem, de uma pedra pesada que rolava sobre outra pedra e esmagava as azeitonas. Ao serem esmagadas, saía o azeite.

Lineu, em 1753, nomeou a oliveira como ‹Olea europaea› – mesmo sabendo que a árvore existe naturalmente na África e na Ásia. Por isso, as oliveiras também são tratadas por óleas. Entre 'olea' e 'oliva', em latim, 'oliva' foi a preferida. Virou 'olivo' em italiano e 'olive' em francês e inglês.

Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

profeta Elias

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre!

A multiplicação do azeite da viúva nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos. Ele não abandona os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.

Antes de abençoar a viúva, Eliseu ordenou que ela arranjasse o maior número possível de vasos. Todos os vasos que ela colocou à disposição do profeta foram cheios de azeite. Lá pelas tantas, o filho dela informa: “Não há mais vaso nenhum. Então o azeite parou” (II Reis 4:6).

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.