Qual é a origem da mandala?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Estudos datam o surgimento das primeiras mandalas a partir do século VIII, na Índia. Logo após também foram vistas na China e no Japão. No continente asiático, mais precisamente no Tibete, esse tipo de pintura era muito usado, principalmente pelos monges do Budismo.

A Mandala no Cristianismo
Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, traduz perfeitamente a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.

Ajuda na concentração. Facilita a atenção. Auxilia a deixar de lado os pensamentos desnecessários e faz sua criatividade fluir. A maneira como todas as formas e desenhos são dispostos traz uma sensação de equilíbrio.

No continente asiático, mais precisamente no Tibete, esse tipo de pintura era muito usado, principalmente pelos monges do Budismo. Elas ajudavam na concentração e meditação. Com o tempo, as mandalas também passaram a ser vistas no hinduísmo e no taoismo.

O simbolismo da mandala é um termo da tradição oriental introduzida na psicologia por Carl Gustav Jung com a intenção de designar uma representação simbólica da totalidade, do Self como veremos adiante.

Para energizar a sua mandala, você deve aguardar um período de lua crescente ou lua cheia, quando as energias são mais positivas e abundantes.

Abaixo estão três tipos principais de mandalas e como são usados.

  • Mandala de ensino. As mandalas de ensino são simbólicas e cada forma, linha e cor representam um aspecto diferente de um sistema filosófico ou religioso. ...
  • Mandala de cura. ...
  • Mandala de areia.

Onde colocar: As melhores áreas para colocar a mandala Harmonia são “Relacionamento”, “Família” e “Amigos”. Mas você também pode usa-la na área “Espiritualidade” e em objetos de uso pessoal. A Mandala da Espiritualidade tem o objetivo de trazer proteção espiritual na sua vida e para afastar as más energias.

Onde usar a mandala? Experimente colocá-la acima da porta da entrada da casa, do lado de dentro ou de fora, para atrair proteção. Dependendo dos elementos e cores utilizados, ela também pode ser desenhada nas paredes da sala, do quarto ou do escritório.

Amarelo / Dourado: ativadora da mente, positividade, otimismo, descontração, alegria, calor. Azul: calma, segurança, tranquilidade, serenidade, harmonia. Branco: pureza, paz, limpeza (junção de todas as cores funcionando como equilibradora). Cinza / Prata: neutralidade, estabilidade, modernidade, auto-controle.

Você pode realizar o Teste da Mandala para descobrir ou acessar "CATEGORIAS" e depois "MANDALAS" para visualizar todos os modelos disponíveis, clicando em cada modelo você consegue ler o significado rolando a página até a descrição do produto. Observe bem cada uma e veja qual te passa a melhor energia.

Com a criação das mandalas ou expressões artísticas diversas, o individuo pode expressar, reconhecer e integrar seus símbolos internos, que revelam não só dores e faltas psíquicas como também talentos, forças e reais motivações. O símbolo restabelece a ponte entre os universos consciente e inconsciente que nos habitam.

Funciona assim: uma “mulher água” está no centro da mandala e é aquela que vai receber o dinheiro. Duas “mulheres terra” organizam as reuniões e fazem o acompanhamento do grupo para que as mulheres não desistam do processo.

Seja pela harmonia ou pela natureza divina que ela exprime, essas formas geométricas emana uma energia, que permite ao observador ingressar em um estado mental receptivo. Por isso, os místicos de Oriente vêm usando há séculos as mandalas destinadas a aumentar a concentração, tornando a mente humana mais calma.

O Olho de Deus é um exemplo de representação de mandala, e é um símbolo dos povos indígenas Huchóis, do México, e Aimarás, da Bolívia. Esse tipo de mandala é feito com o entrelaçamento de fios de diversas cores, gravetos e palitos. Ela está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade.

É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Pode restabelecer a saúde interior e exterior.

O azul nas mandalas simboliza o otimismo, a vontade de que tudo funcione da maneira como deve funcionar. Existe também uma forte relação com o céu, indicando a existência de energias que fluem diretamente do universo em direção a terra. Por isso o azul é geralmente associado a chakras de calma e tranquilidade.

Criar a nossa própria Mandala (mandala pessoal) ajuda a abrir o canal para conteúdos internos, no fundo chegar a temas pessoais que nunca pensaríamos ser capazes de alcançar e que nos possibilitam algum equilíbrio. Ter consciência da energia circular.

Coloque um Ba-gua de proteção na porta de entrada pelo lado de fora. Para atrair riqueza para você e a família, coloque uma Fonte de Água (ligada) ao lado da porta de entrada. Sino dos ventos de metal para tocar toda a vez que a porta abrir e, assim, saudar as boas energias.

Esta é uma mandala composta de alguns principais motivos: A voluta espiral, as 4 ou 8 pontas e no centro o nó celta de quatro lados.