Qual é a origem da maçã?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Qual a origem da maçã? A macieira possui o nome científico de Malus domestica. Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso. Estima-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 anos.

Maçã verde é uma cultivar de maçã originária da Austrália, especificamente no ano de 1868. Foi nomeada assim (Granny Smith) em homenagem à Maria Ann Smith, que propagou seu cultivo acidentalmente a partir de uma muda. Acredita-se que a macieira seja um híbrido de Malus sylvestris com M.

A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira. Para vê-lo, bastar dividir ela ao meio. O fruto verdadeiro é aquela parte interna onde estão as sementes.

Origem e desenvolvimento. Os frutos derivam da maturação do ovário de uma ou mais flores. O gineceu (órgão reprodutor feminino da flor, que contém os carpelos, formados por estigma, estilete e ovário) está situado no centro da flor e forma todo ou parte do fruto.

Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne começaram a produzir computadores em miniatura e assim surgiu a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício que existia na Califórnia.

A China (responsável por cerca de 50% da produção mundial de maçãs) deve produzir em torno de 28,5 milhões de toneladas da fruta neste ano, aumento de 25% sobre a safra pas- sada. Nos Estados Unidos, em contrapartida, a produção será ligeiramente inferior, totalizando 4,102 milhões de toneladas nesta safra.

Por possuir as melhores condições climáticas para o plantio da fruta, a região Sul é a principal produtora de maçã no País. Os três estados do Sul produzem maçã, sendo o destaque para Santa Catarina, responsável por cerca de 52% da produção nacional.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

Os tipos de maçãs mais disponíveis no mercado brasileiro são a gala, a red (também conhecida como Argentina), a fuji e a maçã verde.

Quais os benefícios da maçã? Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. As variedades mais cultivadas são: gala, golden delicious e fuji.

Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes. É importante deixar claro aqui que o termo legume, nesse caso, está sendo usado no seu sentido popular.

Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno.

Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.