Qual é a origem da globalização?
Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).
Qual é o conceito de globalização?
Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados.
Quais foram as 4 fases da globalização?
2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria. 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.
Qual é o principal objetivo da globalização?
O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento. Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.
O que a globalização trouxe para o Brasil?
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Quais são os três tipos de globalização?
Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.
Quais mudanças a globalização trouxe?
Com a globalização, intensificou-se a formação de blocos econômicos, que são associações de países que estabelecem relações comerciais entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. Um aspecto importante é a eliminação de alíquotas de importação, com vistas à criação de zonas de livre comércio.
Quais são as três fases da globalização?
A segunda fase da globalização começou a partir da Segunda Revolução Industrial e perdurou até o início da Terceira Revolução Industrial. A terceira fase da globalização teve como marco inicial a Terceira Revolução Mundial e findou com o atual período do capitalismo informacional global.
Quais são os benefícios da globalização?
Vantagens da globalização
O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.
Como a globalização afeta o nosso dia a dia?
A globalização está presente no lanche que você saboreia naquela famosa rede de fast food, na roupa que veste, no modo como se comunica, no seu trabalho, enfim, em tudo.
O que foi a primeira fase da globalização?
A 1ª fase da globalização, que ocorreu entre o século XV e o século XIX, é marcada pela ocorrência das Grandes Navegações e pela expansão do mercantilismo. Até o começo da expansão marítima, as sociedades tinham menos contato, justamente pela ausência de transportes que permitissem comunicações fáceis.
Quais são as 5 características da globalização?
De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), a globalização está dividida em quatro aspectos básicos: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.
Quais são as consequências do processo de globalização?
A globalização aumentou as trocas financeiras e também aumentou as trocas humanas, fazendo com que diferentes sociedades compartilhassem suas culturas. Isso permitiu que uma mesma região passasse a desenvolver diferentes práticas culturais e até mesmo crenças diferentes.
Quais são as desvantagens da globalização?
Desvantagens da globalização
- Intervencionismo estrangeiro. ...
- Perda da identidade nacional. ...
- Declínio das línguas minoritárias. ...
- Aumento do desemprego nos países desenvolvidos. ...
- Concentração de capital em grandes multinacionais.
Como resumir a globalização?
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
Quais os principais pontos positivos e negativos da globalização?
A globalização é um processo de integração econômica global. Como efeito direto desse processo há também uma forte integração cultural e social entre diferentes regiões. Assim, cria-se um mundo interconectado a partir de relações comerciais e de comunicação em todo globo.