Qual é a origem da expressão Zé Ruela?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

É um símile de sexo anal passivo. Uma ruela (na verdade, uma "arruela") é um anel por onde é inserido o parafuso. Um Zé-(ar)ruela, portanto, é alguém que é penetrado. Estranhamente, na tradução brasileira dos Simpsons, Homer refere-se ao filho Bart como um "zé-ruela", uma tradução muito infeliz para "why, you little!"

Zé dend'água: indivíduo perdido, desajeitado ou sem noção. Pode ser substituído por bocoió ou simplesmente coió, depende da vontade do mineiro.

Termo genérico usado para chamar alguém informalmente, usado exclusivamente no vocativo. O mesmo que "cara", "véi", "mano", "manolo". Proveniente do apelido comum que se dá a um homem chamado José, nome muito comum no Brasil.

É com grande tristeza que a Câmara Municipal de Trindade recebe a notícia do falecimento de José Geraldo da Silva, conhecido carinhosamente como Zé Ruela. Ele foi um empresário bem-sucedido e uma figura muito importante em nossa cidade, deixando sua marca e seu legado em diversos setores.

O que significa a expressão 'queimar rosca'? - Quora. É uma gíria pejorativa para fazer sexo anal, e ela geralmente é usada em discursos onde o alvo é homoafetivo.

ruelona

ruelona | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Pessoa simples, sem importância. Medíocre. Fracassado.

Significado de Arruela
substantivo feminino Anel ou aro de ferro que se mete no parafuso para que a porca não desgaste a peça.

Oxente! = Expressão de surpresa; espanto.

No Dicionário Baianês, o significado de ôxe, oxente, xente e xen é o seguinte: "Puxa! Qual é?

Zé do Alho explica que apelido surgiu quando ainda era criança, porque trabalhou plantando e vendendo alho desde os 10 anos, com o pai. Seu Zé do Alho disse que formou os filhos e comprou a casa onde mora com dinheiro do alho.

No tráfico há também um vocabulário próprio, assim como no meio dos estelionatários. Neste, por exemplo, ''chiquita'' quer dizer cheque; ''banho'' significa deu golpe em alguém, e ''prego'' - palavra que, aos poucos está ganhando também as ruas - quer dizer aquele que não conhece gíria.

Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.

“Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases? Se você é cria das quebradas do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente ouviu alguém falar e consequentemente consegue saber os significados de cada gíria usada na periferia.

Ruela, vem a ser o diminutivo de rua, no mesmo padrão de viela e via. Tem-se também como entendimento da peça de cunho mecânico 'arruela', devido a popularização e encurtamento da palavra, como de costume social nas linguagens.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações.

Assim, "zetelo" passou a ser sinônimo de confusão, barulho, correria, briga e desordem. O local ficava às margens da BR 020, por isso, era muito frequentado por viajantes, além de ter uma alta rotatividade, o que contribuiu para a disseminação do termo.

Prejudicar a moral, a fama. Ficar mal falado, queimado, sem moral.