Qual é a origem da expressão minha Nossa?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O Brasil é um país muito religioso, especialmente católico, e, por isso, diversas interjeições têm origem cristã, como como a expressão "nossa". A origem vem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Nossa como Pronome Possessivo
O primeiro significado é o de um pronome possessivo. Usamos nossa para falar de coisas que possuímos.

interjeição. [Informal] Exprime admiração ou espanto (ex.: Nossa, que incrível! Como o tempo passa, nossa!).

Maria se tornou a mãe nossa. A nova Eva, uma Eva livre do pecado, como a Igreja nos ensina. Assim, Maria Santíssima cuida da humanidade como mãe e mãe zelosa", analisa o hagiólogo Lira.

Dentro desse contexto, a Virgem Maria disse ao anjo: “Eis aqui a escrava do Senhor” (Lc 1,38). “Jesus é o Senhor”, como disse São Paulo (Fl 2,11); é o Rei dos Reis; e Sua Mãe é Rainha por consequência. Por isso, a Igreja entendeu que deveria chamá-la de Senhora.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

A palavra "nossa" pode ser classificada como pronome possessivo.

Plural de nossa. Que são nosso. Nossas crianças saíram à noite.

"Meu" se usa quando tem um substantivo no masculino, e "minha" se usa quando se tem no feminino.

É uma gíria semelhante a "E aí". Forma de cumprimentar alguém.

Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'. Mas, na oralidade brasileira, é comum haver a associação cruzada.

Maria, mãe de Jesus, é uma das poucas mulheres mencionadas nas escrituras e a única cuja vida e cujo ministério foram profetizados séculos antes de seu nascimento (ver 1 Néfi 11:15, 18; Mosias 3:8; Alma 7:10).

Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria é uma leiga; nasceu há uns 2 mil anos. Ela é a única pessoa, salvo Jesus, que não foi atingida pelo pecado original (dogma da imaculada conceição). Por conseguinte, é possível que Nossa Senhora Aparecida jamais tenha passado pela morte (dormição de Maria).

A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites. No livro de Timóteo, o Apóstolo Paulo afirma que, a mulher é salva pela "teknogonia".

nossas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Nossa | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.