Qual é a origem da divisão?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Na divisão, a representação a/b foi criada pelos árabes, já a utilização do símbolo ( : ) foi feita apenas em 1657 pelo inglês William Oughtred. E o sinal mais conhecido (÷) foi desenvolvido a partir da junção da barra ( / ) dos árabes e os dois pontos ( : ) de Oughtred.

Os símbolos de adição +, e subtração -, aparecem pela primeira vez na história em 1498, registrados no livro Aritmética Comercial, do alemão Johannes Widmann. Muito embora eram usados para representar excessos e déficits de mercadorias.

Em 1637, Descartes já se limitava a escrever os fatores justapostos, indicando, desse modo abreviado, um produto qualquer. Na obra de Leibniz se encontra o sinal “ ” para indicar multiplicação: esse mesmo símbolo, colocado de modo inverso, indicava a divisão.

A divisão é a operação matemática utilizada para separar os elementos de um conjunto em conjuntos menores, ou seja, para repartir uma quantidade em partes iguais. A divisão possibilita a resolução de diversos tipos de situações cotidianas, por isso é importante compreender seu funcionamento para aplicar adequadamente.

A divisão é o ato de dividir em partes iguais para todos. O número que está sendo dividido em partes iguais é chamado dividendo; o número que indica em quantas vezes vamos dividir é chamado divisor; o resultado é o quociente; o que sobra é o resto.

O Tratado de Tordesilhas (1494) foi o primeiro responsável por uma divisão no território que hoje corresponde ao Brasil, na qual a porção leste ficou sob domínio de Portugal e a porção oeste pertencendo à Espanha.

1913

A primeira divisão regional do Brasil foi feita por Delgado de Carvalho, em 1913, tendo por base os elementos do meio físico e a posição geo- gráfica ao dividir o país em cinco regiões: Brasil Setentrional ou Ama- zônico (Acre, Amazonas e Pará); Brasil Norte-Oriental (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, ...

Série A, primeira divisão do Brasil.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Subtração é uma das quatro operações matemáticas básicas na qual, para cada dois valores, um é subtraído do outro, ou seja, uma quantidade é retirada de outra, e o valor restante é o resultado dessa operação. Em uma subtração a – b = c, a é chamado minuendo, b é chamado subtraendo e c é chamado resto ou diferença.

Os símbolos matemáticos surgiram das necessidades do dia-a-dia. Por exemplo, no Egito eles começaram a desenvolver a Matemática através da cheia do Rio Nilo. Na Mesopotâmia foi a partir das observações da escrita e do urbanismo.

História. O símbolo de multiplicação × foi introduzido pela primeira vez por William Oughtred, no livro Clavis Matematicae, em 1631. Em 29 de julho 1698, o matemático alemão G. W. Leibniz introduziu o ponto a meia altura como uma outra forma de representar a multiplicação.

Agora vem a multiplicação, do Latim multiplicatio, “ato de aumentar, tornar várias vezes maior em número”, de multus, “muitos, muito”, mais plex, “dobra”. Junto com ela muitas vezes vem uma divisão, do Latim dis-, “fora”, mais videre, “separar”.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.

Ideias da divisão
Se perguntar aos alunos “Quantas vezes o 2 cabe no 8?” é a ideia da medição que está evidenciada. Agora, se questionar da seguinte forma: “Ao repartir 8 balas entre 2 crianças quantas balas cada criança receberá?” estará enfatizando a ideia da partição.

O símbolo ÷, o mais usado nos países de língua inglesa para representar a divisão, foi introduzido pelo suíço Johann Rahn (1622-1676) in 1659.

O diabulus é aquele que divide, é aquele que separa. Não é simplesmente separar, um vem para cá e outro para lá. O separar-se é colocar um contra o outro, é realmente criar entre nós aqueles espíritos de brigas, ataques, confusões, onde as pessoas estão acusando umas as outras.

Em uma divisão, o quociente é o valor que se obtém ao dividir o dividendo pelo divisor. O quociente representa o número de vezes que o dividendo contém o divisor. No exemplo acima, o dividendo (28) contém 7 vezes (quociente) o divisor (4), ou seja, o quociente 7, “cabe” 4 vezes no 28.

As divisões são separadas em dois tipos:
– As divisões inteiras, isto é, que não deixam resto e seu resultado é um número inteiro; – As fracionárias, que deixam resto, fazendo com que a divisão entre os operandos seja um número pertencente ao conjunto dos reais. Esta é uma divisão inteira. Esta é uma divisão inteira.