Qual é a origem da crônica?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A palavra deriva do latim chronica, que significa narrativa cronológica. A primeira crônica data de 1799 e foi publicada no Jornal des Débats, em Paris. No Brasil, ela passou a ser conhecida na metade do século XIX e era publicada em folhetins.

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

A crônica é um gênero textual que se caracteriza por retratar questões vinculadas ao cotidiano, de modo, ao mesmo tempo, leve e crítico. A crônica volta-se para questões relativas ao cotidiano.

carta de Pero Vaz de Caminha

Há quem diga (e são estudiosos da nossa língua) que a primeira crônica da literatura brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal.

As características das crônicas
uso de uma linguagem simples e coloquial; presença de poucos personagens, se houver; espaço reduzido; temas relacionados a acontecimentos cotidianos.

A crônica, assim como todo texto, possui uma sequência lógica a ser seguida. Esse formato permite que ela seja legível. Portanto, a estrutura de uma crônica é formada por apresentação, desenvolvimento e conclusão. Porém, como os objetivos de cada crônica são variáveis, estes elementos também têm pequenas variações.

A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras.

A crônica pode ser classificada em dois principais tipos: a crônica narrativa e a crônica argumentativa. A crônica narrativa, como o próprio nome diz, é uma narrativa curta com temática cotidiana envolvendo personagens, tempo, espaço, narrador e enredo.

Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Paulo Mendes Campos e Carlos Drummond de Andrade estão entre os cronistas mais importantes da literatura brasileira.

Vamos listar algumas dicas que vão ajudar você a escrever e publicar livro de crônicas.

  1. Defina o tema da crônica. ...
  2. Expresse sua opinião. ...
  3. Evite personagens. ...
  4. Não imagine demais. ...
  5. Respeite o tamanho da crônica. ...
  6. Revise sua crônica.

1 narração, história, relato, anais.

O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades. Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa. É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.

A linguagem empregada na crônica pode variar, dependendo do estilo do cronista e do tema abordado. No entanto, em geral, a crônica é um gênero literário que apresenta uma linguagem mais coloquial e informal do que outros gêneros, como a dissertação ou o artigo de opinião, por exemplo.

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

8 crônicas famosas comentadas

  1. Ciao - Carlos Drummond de Andrade. ...
  2. Cafezinho – Rubem Braga. ...
  3. Insônia infeliz e feliz - Clarice Lispector. ...
  4. O fim do mundo - Cecília Meireles. ...
  5. País rico - Lima Barreto. ...
  6. O Homem Trocado - Luis Fernando Veríssimo. ...
  7. Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros. ...
  8. Notícia de jornal - Fernando Sabino.

Enquanto escritor de crónicas, a tarefa de cronista equivale à de historiador, cabendo-lhe a missão de narrar os factos de determinada época ou reinado.

As principais características da crônica são:
Textos de fácil compreensão, curtos e objetivos; O uso do humor crítico, irônico e sarcástico; Segue um tempo cronológico determinado; Linguagem simples e coloquial, utiliza de outros meios para atrair a atenção do leitor.

Crônicas devem ser curtas, mas não tanto.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas. Entretanto, há crônicas mais ou menos longas. Os padrões variam.

Resposta. A palavra crônica significava, no início do Cristianismo, o relato de acontecimentos em sua ordem temporal (cronológica). Era, portanto, um registro cronológico de eventos. No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais.

O cronista – aquele que escreve as crônicas – é uma espécie de observador do cotidiano: cenas corriqueiras, ações banais ou acontecimentos inusitados são sempre temas de ótimos textos desse gênero.

Principais características da crônica narrativa
Por seu caráter de narrativa rápida, ágil, o texto apresenta poucas personagens, podendo ser narrado com foco em primeira ou terceira pessoa do discurso.