Qual é a organização social dos persas?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Na sociedade persa não existia a possibilidade de mobilidade social, ou seja, da pessoa mudar seu status social com o fruto de seu trabalho. Se um persa nascesse em uma família pobre morreria nessa estratificação social. Da mesma forma que aqueles nascidos em famílias mais abastardas permanecem ricos.

Na arte, os persas receberam grande influência dos egípcios e dos mesopotâmicos. Fizeram construções em plataformas e terraços, nas quais utilizaram tijolos esmaltados em cores vivas. No plano religioso, distinguiram-se por uma religião que ainda hoje é praticada em algumas partes do mundo: o zoroastrismo.

Irã

O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7.

antigo cuneiforme persa

O antigo cuneiforme persa é uma escrita cuneiforme semi-alfabética utilizada como principal forma de escrita para o idioma persa antigo. Textos escritos neste tipo de cuneiforme foram encontrados em Persépolis, Susa, Hamadã, na Armênia e ao longo do canal de Suez.

Economia. Inicialmente, a principal atividade econômica da civilização persa era a agricultura. De fato, o Império acumulou muitas riquezas por meio do expansionismo militar. Durante o governo de Dario I foi criada uma moeda-padrão, o dárico.

Persépolis

Persépolis, a antiga capital do Império Persa.

No tempo que não existia o alfabeto eles se comunicavam com gravuras nas cavernas, nas rochas. Com o tempo foi-se aperfeiçoando os sinais. A escrita antiga eram desenhos que significavam palavras. Eles tinham outras características como a medicina que curava muitas pessoas.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro.

O persa também conhecido como parse, fársi ou pársi, é uma língua iraniana pertencente ao ramo indo-iraniano das línguas indo-europeias. É amplamente falado no Irã (e na diáspora iraniana), no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein.

O termo Pérsia foi, até 1935, o nome oficial pelo qual o mundo conhecia o Irã, mas o povo persa usava, para referir-se à sua própria nação, desde o período Sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.

O Império Persa, também conhecido como Império Aquemênida, durou aproximadamente 559 a.C. a 331 A.C.E. Em seu auge, abrangia as áreas do atual Irã, Egito, Turquia e partes do Afeganistão e Paquistão.

Localizados entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio, os persas estabeleceram uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade no território que hoje corresponde ao Irã.

Ciro II, o grande

Principais Reis e Imperadores Persas e período de reinado:
- Ciro II, o grande (entre 559 e 530 a.C.) - Cambises II (entre 530 e 522 a.C.) - Dario I (entre 521 e 486 a.C.) - Xerxes I (entre 485 e 465 a.C.)

Ciro, o Grande

Ciro, o Grande, foi um dos mais importantes reis da Pérsia na Antiguidade. O reinado de Ciro II ocorreu entre 559 a.C. e 530 a.C. Ele foi o fundador do Império Aquemênida, também conhecido como o Primeiro Império Persa, que teve como base extensos territórios da Ásia Ocidental.

Ciro, o Grande

550–330 a.C.), por vezes referido como Primeiro Império Persa, foi um império iraniano situado no sudoeste da Ásia e Ásia Central, e fundado no século VI a.C. por Ciro, o Grande, que derrubou a confederação médica.

Descenderam de uma tribo nômade chamada parse, que migrou da Ásia Central para uma região no sul iraniano aproximadamente em 1000 a.C. Durante milênios, os povos persas viviam em clãs e eram dominados pelos povos medos, assírios e babilônicos.

Continuar lendo Quantos persas morreram?